Quando as pessoas entram no site da 2CK elas tem um grande objetivo: VENDER MAIS.
Porém, algumas colocam as ferramentas (site, blog, redes sociais, email…) antes da estratégia. Isso pode complicar as coisas.
O site é uma excelente ferramenta de vendas se ele for feito com esse objetivo.
Infelizmente a maioria não é assim.
Todo mundo já está usando a internet. É parte integrante das nossas vidas e, além do meu pai, não conheço ninguém que viva sem ela.
Existem algumas pesquisas que demonstram o quanto a internet impacta no processo de compra. Aproximadamente 85% dos negócios são fechados tendo a internet como parte integrante do processo de decisão.
Quanto mais complexa for o processo de compra, mais decisiva será a participação influente da internet na decisão de fechamento.
Para negócios B2B, que tem uma jornada mais longa e exige mais informação, o site é determinante para o seu sucesso pois ele permite o entendimento prévio sobre a solução.
Para quem atua com B2C, com jornada mais curta o site pode ajudar decisivamente no processo de decisão de compra aumentando sua velocidade.
Conteúdo de alta qualidade em um site bem trabalhado pode ajudar a vender melhor seus serviços, com mais credibilidade e facilidade na negociação.
Então, vamos dar uma olhada em como você pode transformar seu site em um melhor vendedor para sua empresa.
Trate o seu site como o funcionário 24/7 que ele é.
A melhor coisa sobre o seu site é que ele pode trabalhar para você o tempo todo. Não faz intervalos, não fica doente e está focado em obter os resultados desejados.
Mas, como acontece com um funcionário da vida real, seu site terá um melhor desempenho se você conseguir:
- Gerenciá-lo efetivamente (e o mínimo possível).
- Programar avaliações de desempenho, para que você possa acompanhar e ajustar os resultados que está produzindo.
- Investir no seu sucesso.
Assim como você daria seu tempo e atenção para melhorar a eficácia de um funcionário, você deve fazer o mesmo para seu site.
E se você quiser que o seu site faça o máximo possível do trabalho de vendas, você precisa configurá-lo para que ele possa fazer exatamente isso.
A única coisa que simplificará a otimização em vendas
Otimização é tudo sobre como melhorar o que você já tem. Tornar ótimo.
Esqueça otimização de SEO e pense em otimização em vendas.
Mas antes de poder fazer qualquer tipo de atualização em seu site, você deve saber para quem está fazendo isso. Isso simplifica todo o processo de vendas.
Quando você conhece para quem está vendendo, você pode criar uma página mais persuasiva, criar uma experiência do cliente mais agradável e criar conteúdo focado que seja notavelmente mais útil para seus visitantes.
Trabalhe com os estágios de conscientização de seus compradores
Antes de nos aprofundarmos nas maneiras de aumentar as habilidades de vendas de seu site, é importante que você reserve algum tempo para considerar os estágios de conscientização do seu público.
Porque, é claro, nem todo mundo que visita seu site estará pronto para comprar.
“O problema complicado para os produtores de conteúdo é que vários leitores estão em diferentes níveis de conhecimento, dependendo de quanto tempo eles estão lendo e da quantidade de exposição que você ofereceu à sua oferta. E a maneira como você aborda sua oferta mudará, dependendo do estágio em que seu cliente estiver. ”- Brian Clark
Embora você não precise atender a todos eles, é importante pensar nos estágios de conhecimento antes de começar a otimizar. Dessa forma, você pode ser mais estratégico e tomar decisões mais bem informadas sobre o que focar primeiro.
“O conteúdo estratégico pode permitir que você conheça muito melhor onde seu público está hoje na jornada de compra (e não onde você gostaria que ele estivesse) – e isso pode ser a chave para um negócio sustentável e saudável.” – Sonia Simone
Vender com confiança é ser claro, conciso e convincente (com muita empatia).
É também sobre demonstrar sua autoridade e valor para seus clientes em potencial.
Se você acha difícil, caro ou cansativo vender pessoalmente ou via telefone, capriche para que o seu site te ajude com esse trabalho de vendas.
Aqui estão cinco maneiras estratégicas e simples que você pode tornar seu site um melhor vendedor para sua empresa.
1. Destaque suas histórias de sucesso de clientes e crie estudos de caso que convencem
Reservar um tempo para coletar e criar depoimentos ou estudos de caso de clientes é uma ótima maneira de fornecer provas a seus clientes em potencial de que você é a pessoa que eles devem contratar.
Polvilhá-los em todas as páginas de vendas ou até mesmo dar-lhes um local permanente em seu menu de navegação pode fazer maravilhas para adicionar um pouco mais de prova social para levar seus clientes potenciais do estágio “não seguro” ao estágio “Estou convencido”.
Testemunhos funcionam porque não é você se exaltando – outros estão fazendo isso por você.
Veja como fazemos isso aqui na 2CK – Casos de sucesso https://www.2ck.com.br/cases-de-sucesso/
2. Criar um incentivo irresistível para capturar as perspectivas certas
Os ímãs de lead e as atualizações de conteúdo falam com os visitantes com conhecimento de solução do seu site.
Eles fazem um excelente trabalho ao destacar sua solução específica como a resposta para os problemas de seus clientes em potencial.
E eles são incrivelmente eficazes para colocar as pessoas na sua lista de e-mails. O que, como já sabemos, é uma maneira fantástica de manter seus visitantes – que ainda não estão prontos para comprar – envolvidos com você e sua empresa.
Faça locais de captura na sua página inicial para ficar conectado com seu público. Você precisa dar oportunidade para transformar os clientes em potencial em clientes pagantes no futuro.
3. Projete seu formulário de contato pensando na integração
Uma coisa já ficou clara para mim no mundo on-line … formulários de contato são coisas ruins.
Se você quer que as pessoas comprem de você, é necessário deixar claro como elas podem entrar em contato. Além disso, um formulário de contato genérico e pronto para uso não inspirará confiança em um possível cliente.
Mas se você tratar seu formulário de contato como parte de seu processo de integração – o que é absolutamente possível – poderá usá-lo para melhor qualificar seus leads, obter uma visão distinta das necessidades específicas de seus clientes em potencial e criar uma oferta muito mais atraente, e como consequência, rapidamente você vai para pegar o telefone ou enviar uma proposta por e-mail para ele.
Adicionar um questionário simples, um formulário de inscrição ou alguma mensagem persuasiva à sua página de contato pode transformá-lo instantaneamente em uma peça valiosa de seu processo de vendas.
Portanto, não deixe a bola cair com um design sem inspiração, uma texto fraco ou uma preguiça de investir em tecnologias e ferramentas de comunicação mais inteligentes.
4.Inclua uma seção de “materiais gratuitos” fácil de encontrar
Criar uma seção de “conteúdos grátis” é uma maneira simples e muito eficaz de compartilhar seus conhecimentos.
E quando você facilita a localização no seu site, ele atrai seus visitantes para ficar por perto.
Poderia ser tão simples quanto um resumo de algumas de suas melhores postagens de blog, ou poderia ser mais sofisticado como modelos gratuitos, ebooks para download e listas de verificação úteis.
Uma seção dedicada ao seu conteúdo “gratuito” porém muito útil, pode fazer maravilhas para o engajamento e convencer seus visitantes de que você conhece suas coisas.
Lembre-se de que você quer desenvolver sua autoridade, posicionar-se como especialista e fornecer o máximo de valor possível ao seu conteúdo. Assim, torne seu melhor trabalho um elemento principal do seu site.
Veja como fazemos isso aqui na 2CK – https://www.2ck.com.br/aprenda-marketing-digital/
5. Fique mais pessoal com suas Landing pages (páginas de destino)
Se você faz anúncios, precisa de landing pages. Elas são a razão de um anúncio existir. Portanto, personalize suas páginas de destino para seu tráfego de referência.
Por exemplo, se você escrever uma guest post (postagem como convidado em outro site), use sua biografia para enviar o tráfego dessa postagem para uma página de destino em seu site.
Em seguida, você pode ajustar o conteúdo dessa página para falar diretamente com esse público. E não precisa ser complicado também: um simples “Bem-vindo você que deseja aprender sobre Marketing Digital”, na parte superior da sua página, pode adicionar um pouco mais de personalização e mostrar ao visitante que você sabe alguma coisa sobre ele.
Veja como fazemos isso aqui na 2CK –
https://www.cursodemarketingdigital.2ck.com.br/
Tecnologia: ferramentas que podem levá-lo ao próximo nível
Para gerenciar seu site com eficiência (e o mínimo de trabalho possível), você precisa confiar que ele fará seu trabalho. E muitas vezes isso significa atualizar sua tecnologia e adotar novas ferramentas.
Se você precisa de melhor hospedagem, segurança, automação de email ou design de site – o investimento inicial em tecnologia mais inteligente geralmente vale a pena.
Mas para muitos donos de empresas que estão entrando nesse mercado on-line, a nova tecnologia pode ser intimidadora (ou as opções são tantas que assustam). É por isso que a chave é comprar apenas algo que você será capaz de implementar e ver os resultados imediatamente.
Se você tem dúvidas, converse com alguém que realmente pode te ajudar. Pode ser comigo.
Se você está confuso e precisa de ajuda para definir quais ferramentas escolher, aqui estão algumas opções para ajudá-lo a fazer escolhas mais conscientes:
- Hospedagem de qualidade, rápida, com suporte e segura é fundamental. Cuidado com preços muito baixos. Provavelmente você terá problemas.
- WordPress é ótimo para blog. Ele precisa ser construído de forma a permitir atualizações constantes sem afetar o tema, plug-ins e conteúdo.
- HTML é uma ótima opção para sites que necessitam de alto desempenho. Tem baixíssima manutenção, quando feitos de forma correta, são muito seguros.
- E-mail Marketing precisa de uma ferramenta realmente profissional. Nada de amadorismo ou invencionices.
Eu já cai na tentação de comprar soluções mirabolantes e que prometiam o céu ou coisas muito complexas que dizem fazer tudo no mesmo lugar. Como conselho de amigo eu te digo para não cair nesse. A tentação é grande, mas você é forte e vai resistir.
Defina seu projeto, faça o planejamento, implante e comece a avaliar e melhorar.
Otimização é um pouco complicado pois é difícil começar. Só para lembrar que estamos falando de otimização do processo de vendas e não de SEO.
Mas a boa notícia é que você pode fazer isso gradualmente. É um processo contínuo e não precisa ser apressado.
Para decidir quais áreas do seu site você deve melhorar primeiro:
- Considere qual parte do seu processo de vendas precisa de mais ajuda.
- Pense no tempo que você tem e no que você pode realisticamente realizar agora.
- Encontre um ótimo recurso para o que você deseja melhorar e siga com a atualização.
Concentre-se em demonstrar o mais claramente possível que você sabe sobre os problemas do seu público, que você tem o conhecimento e as habilidades para ajudar a resolvê-los e que, acima de tudo, eles podem confiar em você para realizar o trabalho.
Espero ter ajudado.
Grande Abraço – Joe Jackson