Essa é um assunto que ouço com frequência dos nossos clientes. A Pergunta normalmente é assim: “Como eu faço para colocar meu site na primeira página do Google sem pagar nada?”.
Com certeza não é por acaso que o site fica nas primeiras posições do Google. Existe um “investimento” de tempo ou de dinheiro, as vezes os dois já que “tempo é dinheiro”.
Um dos caminhos que podem ser adotados é o do SEO.
Afinal, o que significa SEO?
Definir SEO não é uma tarefa muito fácil, arrisco dizer, inclusive, que se você questionar 10 diferentes profissionais de web sobre o que é SEO, receberá 10 respostas diferentes e distintas. Em um conceito básico, SEO vem de Search Engine Optimization e é o conjunto de técnicas, métodos e/ou estudos que visam melhorar o posicionamento de suas páginas no mecanismo de busca – evidentemente, o Google é o principal. A diferenciação de respostas se dá devido a experiência e filosofia na bagagem de quem responde.
Qual é a vantagem do SEO?
O SEO é uma ótima opção para conquistar novos visitantes para o site, e, com o aumento das visitas, consequentemente, aumentam suas chances de conversão. Logo, quando é feita uma boa otimização no seu site e um bom trabalho de SEO, você terá consideravelmente maiores chances de efetuar vendas, bem como aumentar o número de visualizações de página e assinantes de newsletter ou e-mail marketing.
Embora o SEO exerça grande importância para o seu sucesso através do Marketing Digital, é importante frisar que este é um trabalho de médio/longo prazo, já que, após realizado o trabalho, o site irá aparecer bem nas pesquisas devido a credibilidade e isso leva tempo, portanto é preciso ter certa paciência para, de fato, comprovar a sua eficácia.
Qualquer um pode aplicar técnicas de SEO em uma página?
Em tese, sim. Porém, uma vez que o SEO baseia-se em uma série de possibilidades e não possui manual que lhe permite acrescentar algumas regras básicas que aumentaria o seu volume de visitantes e vendas da noite pro dia, você pode encontrar algumas dificuldades na hora da otimização e o resultado pode não ser o esperado. A otimização do site para garantir o SEO eficaz é complexo, portanto, para que o resultado seja o esperado, recomenda-se procurar uma boa equipe de profissionais especializados para que realize esse serviço para você. Isso sim irá fazer com que o SEO seja benéfico ao seu sucesso no meio do Marketing Digital.
As principais ações de SEO
São várias as ações para a correta implementação do SEO em seu site, dentre eles temos:
Onpage SEO – Títulos otimizados, Otimização de meta description tags, URLs amigáveis, Sitemap.xml, Robots.txt.
Link Building – Social bookmarks, Badges e widgets, Blogs, fóruns e diretórios, Link Mining, Análise de concorrentes, Monitoramento de erros e menções.
Conteúdo – Pesquisa de keywords, Publicação externa ao site, Complementar ao site, Guest Posts, Infográficos.
Ferramentas – Monitorar páginas de resultados, Monitorar rankings, Monitorar conteúdo, Monitorar website.
Relatórios mensais – Análise de visitas, Análise de rankings, Relatório de atividades, Relatório de link building.
Conclusão
O SEO não é algo simples de se fazer e ninguém pode garantir com precisão os seu resultados. Se alguém está lhe garantindo que em alguns dias seu site ficará na primeira posição do Google, tome muito cuidado.
Antes de contratar um empresa de SEO, veja a posição do site dela para a principal palavra-chave que ela trabalha. Por exemplo pesquise “agencia de marketing digital em bh” e veja onde a 2ck está.
Grande abraço e se você gostou, compartilhe.