O Instagram, com mais de 300 milhões de usuários ativos e cerca de 60 milhões de postagens diárias, tornou-se febre entre pessoas de diferentes sexos, faixas etárias e classes sociais. Como muitos sabem, ele funciona como um aplicativo para a inserção de fotos e vídeos, possui uma interface fácil e intuitiva e disponibiliza diferentes efeitos para serem adicionados às fotos e vídeos e compartilhados com os seguidores. O aplicativo tem feito tanto sucesso que, Mark Zuckerberg, criador do Facebook, comprou o aplicativo por 1 bilhão de dólares.
Se um dos principais nomes da internet nos dias atuais apostou nesta plataforma, não há motivos para sua marca não acreditar no potencial dessa plataforma, não é mesmo? O Instagram te ajudará a garantir a aproximação com seu público-alvo e alavancar seus projetos. É um grande aliado pela busca do sucesso profissional através do Marketing Digital.
Mesmo com tamanha visibilidade e penetração de mercado, há muitas empresas que ainda são resistentes em investir tempo e dinheiro no Instagram, o que não deveria acontecer, uma vez que o aplicativo pode ser de grande valia no seu Planejamento de Marketing Digital.
Por que usar o INSTAGRAM?
O consumidor virtual está cada vez mais exigente e a espera das empresas que apresentem velocidade, pontualidade, eficiência e, principalmente, entretenimento. Diante disso, é de tamanha importância manter um contato amigável com o seu público de interesse e lhes entregar o que está sendo esperado.
O Instagram é o aplicativo ideal para esse tipo de relacionamento, já que é de fácil manuseio e é bem direto e amplo. Outro grande facilitador é o fato de que as fotografias têm uma capacidade muito forte de persuadir e podem ter papel-chave na conquista de um novo cliente ou na realização de uma venda.
Use as “HASHTAGS” ao seu favor
As “hashtags” são formas estruturadas de categorizar e indexar as postagens e outros conteúdos. Elas dão contexto à sua publicação, quando usadas corretamente. Ao acrescentar o famoso jogo da velha (#) no início de uma palavra, você faz com que a mesma se torne clicável, e quando alguém clica no mesmo “hashtag”, consegue encontrar a sua publicação. Ou seja, elas têm grande poder de fazer com que a visibilidade dos seus posts seja consideravelmente maior. Mas lembre-se: não exagere! O máximo de 4 ou 5 “hashtags” por publicação é o ideal.
Conhecendo mais o INSTAGRAM
Para garantir maior interatividade com o público de interesse por meio do Instagram, é importante que conheça os perfis dos usuários. Segue abaixo:
Usuário casual: usa celular para fotografar momentos do dia a dia de maneira alegre e divertida. Tem poucos seguidores.
Usuário pseudofotógrafo: faz uma quantidade grande de uploads de fotos, usa hashtags de todos os tipos, trata as imagens com diferentes aplicativos. Sua motivação no Instagram é social. Tem muitos seguidores.
Usuário amador dedicado: usa o celular e às vezes sua câmera semiprofissional para capturar cenas interessantes. Trata imagens. Utiliza hashtags. Participa de competições em busca de reconhecimento. Fotografia é mais do que um hobby. Tem uma quantidade expressiva de seguidores.
Usuário profissional: tem fotografia ou produção de vídeos como sua fonte de renda. Adota uma linguagem específica nas fotos. Tem poucos seguidores.
Usuário profissional social: usa o Instagram para expor e obter reconhecimento. Usa hashtags de clubes de fotografias, mas não se esforça para participar de competições. Tem uma grande quantidade de seguidores que apreciam seu trabalho.
Conclusão
Agora que está por dentro dos benefícios do Instagram, é hora de agir! Junto com uma equipe especializada e capacitada em Marketing Digital, crie uma conta no aplicativo para sua marca, produza bons conteúdos e comprove: o Instagram é peça primordial para o seu sucesso através da internet.
Grande abraço e se você gostou, compartilhe.