Sim, o mundo mudou e mudou muito e muito rápido. Você já percebeu isso. Se tiver dúvidas veja as pessoas ao seu lado, 65% devem estar olhando para o celular, ou mesmo você deve estar lendo esse conteúdo no celular.
Com a internet, tudo ficou mais perto, mais acessível e mais rápido. Porém, as empresas começaram a ficar mais parecidas e com diferencias menos perceptíveis. Como se destacar nesse meio? Como atrair mais clientes? Como ser percebido de forma positiva e ter seus diferenciais lhe ajudando a vender?
Conteúdo de qualidade. Esse é o segredo.
Diversas pessoas estão neste momento procurando por produtos no Google ou se relacionando com marcas de sua preferência. Fazendo com que o Marketing de conteúdo se torne uma estratégia essencial para o seu negócio, tanto para te colocar no topo do buscador, quanto para se relacionar com seu público.
E se o marketing de conteúdo é uma estratégia indispensável para seu negócio, o blog é o canal essencial para fazer com que ela funcione.
Quer entender como isso pode te ajudar a vender mais?
O comportamento do consumidor na era digital
Você já entendeu que o mundo mudou e, consequentemente, a forma de fazer negócios também mudou.
Hoje, as empresas de mídia afirmam que 8 em cada 10 negócio começam após uma pesquisa na internet, seja no Google ou nas redes sociais. Isso independente do negócio ser realizado online ou off-line.
Seja para comparar preços, saber mais detalhes do produto ou até mesmo como utilizá-lo, as pessoas irão procurar mais informações que certamente influenciarão o momento de compra.
Então, estar bem posicionado para não só passar a informação que deseja, mas também para se relacionar com seu possível cliente é algo essencial para o sucesso de qualquer negócio. O Marketing Digital ganha uma importância maior a cada dia.
Porém um fator é essencial para o sucesso de um negócio que se inicia on-line: A confiança.
Para um negócio onde a relação se inicia presencialmente, é fácil que o cliente confie no produto ou no serviço que está comprando. Afinal, ele está apertando, pegando, vendo se funciona, conversando pessoalmente, olhando no olho, dentre diversas outras coisas para atestar a qualidade do produto ou do fornecedor do serviço.
Sendo assim, é necessário utilizar de todas as armas disponíveis para trazer credibilidade. E isso só é possível com conteúdo. Seja em texto, vídeo, descrição de produto, prova social, depoimentos de clientes, garantia, o conteúdo é essencial para trazer a segurança da compra que o consumidor tanto precisa.
O Marketing de conteúdo para a estratégia do seu negócio
Como disse a melhor maneira de adquirir a confiança do seu cliente é o conteúdo! E não há forma melhor de gerar resultados com ele do que com o marketing de conteúdo.
Tudo bem que utilizar conteúdo não é lá tanta novidade. Afinal de contas, isso já existe muito antes do que a própria internet, indo desde a criação do Guia Michelin a até mesmo as receitas na lata de leite moça.
Contudo, a popularização da internet tornou muito mais prática a produção e disseminação de conteúdo. Além de, é claro, possibilitou utilizá-lo de maneira muito mais estratégica e mensurável. Gerando resultados muito mais palpáveis que o da publicidade tradicional.
A importância do conteúdo
Ter um conteúdo com um objetivo claro, que atrai, educa e resolve o problema de uma pessoa é essencial para o sucesso do seu negócio no modelo atual de internet.
E não só as empresas já perceberam isso para se relacionar com seus clientes, como também os próprios buscadores (Google, Yahoo, Bing…) entenderam que é preciso fornecer informações realmente relevantes no momento certo para garantir a satisfação de seus usuários.
As pessoas gostam de um bom conteúdo
O fato é que as pessoas hoje em dia buscam por um conteúdo que seja útil e que vá resolver seu problema naquele momento, independente de ser o seu público alvo ou não. Por isso, ao produzir conteúdo, seu negócio estará não apenas oferecendo um produto ou serviço, mas também uma solução para o público através do blog. E isso faz toda a diferença.
O Google gosta de um bom conteúdo
Sim, o Google é o centro das atenções quando se fala em buscador. Tudo começa lá. No Brasil ele tem 92% de participação no mercado. Os buscadores são como uma “máquina de soluções”. Quando você procura por algo lá, você tem a intenção de resolver ou solucionar algum problema ou tirar uma dúvida.
Sabendo disso, os buscadores procuram resolver este problema com o melhor conteúdo possível, entregando a melhor resposta ao usuário. Com isso, não precisamos nem dizer que sem um bom conteúdo, você não aparecerá na primeira página.
Já entendi que preciso de conteúdo. Mas por que um blog?
Um bom plano de marketing de conteúdo tem como base a criação de um blog otimizado para o Google, uma vez que ele é o principal canal de comunicação/divulgação do seu negócio.
A ferramenta que o seu blog será criada é um definidor dos resultados de suas ações no marketing de conteúdo. É como você tentar fazer churrasco com carne ruim, o resultado será proporcional a qualidade da carne. Não importa se o churrasqueiro é bom. O erro está na origem. Hoje o WordPress é a melhor ferramenta para criar um blog de qualidade e com aparência profissional.
Independente do formato do conteúdo, seja texto, áudio ou vídeo, o blog é o local onde o conteúdo é publicado para, posteriormente, ser compartilhado. Seja em redes sociais, por e-mail, ou qualquer outro canal.
Em segundo lugar, um blog é um apanhado de conteúdo relevante da sua empresa em um único lugar. E o Google gosta bastante disso! Com ele sua empresa aumenta as chances de aparecer no topo do buscador quando alguém estiver procurando por alguma solução que você possui.
Em resumo, o blog é o ambiente do conteúdo da sua empresa, que ficará disponível para seu público. E agora, vou lhe mostrar os detalhes de como a sua empresa pode efetivamente se beneficiar desta estratégia.
Como o seu negócio pode ser beneficiar em ter um blog
Blog tem um excelente custo x benefício
Antes de começarmos com os benefícios estratégicos, quero lhe apresentar um motivo, que por si só, já vale a pena pensar seriamente: dinheiro! Sim o blog é um dos canais mais rentáveis que você pode investir.
Criar e manter o blog é muito mais barato do que as mídias que você compra, seja no Google e nas redes sociais. Para o blog é necessário entender seu público e começar a escrever conteúdos que os ajudem (como este), sanando suas dúvidas e resolvendo seus problemas.
Sinceramente não sei o quanto está disposto a investir, mas quero lhe passar minha experiência. Ao iniciar a 2CK começamos a criar o Blog. Hoje 73% do nosso tráfego vem dele. Isso representa uma economia de mais de R$ 56.000,00 mensais em compra de mídia todos os meses. (dados de julho de 2017). E como você sabe, o custo de compra de mídia cresce todo dia, assim a cada mês deixamos em nosso caixa essa quantia.
O conteúdo atrai um público muito mais qualificado
O seu blog é uma ótima porta de entrada para novos clientes, que buscam por diversos tipos de conteúdos a todo momento. Quem consome um determinado tipo de conteúdo já sabe o que quer e o que espera de você e do produto/serviço que deseja, tornando a compra algo muito mais fácil e direta.
Então, se você apresenta dicas e informações sobre o universo dos produtos e serviços que você vende, certamente terá clientes mais educados e engajados, que comprarão com a certeza do que estão fazendo. E comprarão de você! Afinal de contas, você os ajudou nessa decisão.
Blog reforça a sua marca
O conteúdo que você coloca em seu blog são uma extensão da seu negócio. A linguagem que você utiliza, os temas que você aborda, o seu posicionamento nos conteúdos, tudo isso ajuda a montar a imagem das pessoas sobre a sua empresa e reforça a identidade junto ao seu público.
Além disso, ao produzir e publicar conteúdos realmente relevantes e que sejam úteis, você reforça a imagem da empresa, fazendo com que ela se torne uma autoridade no mercado dentro dos assuntos que ela aborda.
Dessa forma, irão naturalmente para o seu blog quando desejarem se informar sobre determinado assunto. Não só aumentando o volume de gente que é atraído para ele, mas também a influência da sua empresa sobre o público.
Mais pontos de conversão para o seu negócio
Hoje uma das informações mais relevantes para qualquer negócio e saber o contato de quem visita o seu site, principalmente o nome e o email do usuário! Com ele você pode entrar em contato diretamente com ele, estreitando relacionamento com conteúdo relevante e promoções pertinentes, como estou fazendo com você agora, certo?
E com o blog você tem mais uma oportunidade de conseguir este contato. Seja utilizando banners, pop-ups, alguma oferta especial relacionada com o conteúdo que é lido. O que não falta são opções para que você solicite o e-mail e nome em troca de algum benefício ou conteúdo de valor como nossos e-books. BAIXE OS E-BOOKS AQUI
E além disso, é muito mais provável que eu lhe entregue meu e-mail se você me prometer conteúdos relevantes na minha caixa de entrada (como os que eu estou vendo no blog) do que um spam de promoções.
Seu negócio tem mais chances de aparecer no Google
O SEO (Search Engine Optmization) já é uma estratégia muito aplicada no marketing digital para fazer com que as páginas de seu site/blog fiquem em uma posição melhor no buscador. Uma palavra uma pagina. Essa é a regra de ouro.
E isso é excelente para o seu negócio! E com o blog, ele tem muito mais chances de conseguir isso. Já que com o blog você consegue trabalhar melhor as palavras-chave relevantes para seu negócio e estabelecer uma estratégia de link building mais facilmente.
E bons links podem ser fundamental para alcançar bons rankings, afinal o Google leva bastante em conta menções em sites relevantes.
Como vimos, um blog só tem benefícios para a sua empresa.
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