É muito comum quando você, ao fazer qualquer tipo de busca na internet, seja utilizando qualquer mecanismo de busca (Google, Bing, Yahoo, MSN, etc.), se depare com alguns sites que sempre estão muito bem posicionados nas primeiras páginas. Se você não percebeu, pode fazer um experimento agora abrindo qualquer site de buscar e digitar qualquer palavra para pesquisar, logo os resultados irão aparecer. Saiba que os primeiros resultados não estão ocupando boas posições acidentalmente, ou seja, há muito trabalho por trás feito para que eles alcancem as melhores posições e sejam encontrados facilmente na internet.
Mas como eles conseguem ocupar essas posições? Isso acontece porque existe um processo que reúne técnicas e estratégias que tornam um site mais otimizado e mais “amigável” para a web, garantindo assim maiores acessos e melhores posições de ranqueamento: o SEO.
SEO – Search Engine Optimization ou Otimização de Sites é o grande recurso responsável por tornar o seu site ou blog mais apropriados e adaptados afim de gerar mais tráfego e retorno para você nos motores de busca.
O QUE SÃO MOTORES DE BUSCA (SEARCH ENGINES)
Os motores de busca, ou Search Engines, são softwares desenvolvidos para indexar conteúdos de sites na internet, permitindo que qualquer usuário faça algum tipo de busca e encontre o que deseja utilizando palavras-chave.
Os exemplos mais populares de motores de busca são: Google, Bing e Yahoo.
Toda a indexação dos motores de busca é feita por outros softwares que percorrem todo o ambiente digital em busca de novos dados para armazenagem e disponibilização para os usuários finais.
Após o processo de indexação, os motores de busca realizam um ranqueamento de todos os sites encontrados, classificando-os de acordo com as palavras-chaves mais pesquisadas e o conteúdo disponibilizado.
O SEO é dividido em duas partes que são responsáveis pelo ranqueamento do seu site: SEO OnPage (fatores internos ao site) e SEO OffPpage (fatores externos ao site). A seguir, você vai conhecer algumas das importantes práticas para você otimizar o seu site:
DEFINIÇÃO DE PALAVRAS-CHAVE:
Imagine que o seu mercado é voltado para a área de cosméticos femininos e você deseja inaugurar seu site no ambiente digital. Você não gostaria de atrair o público masculino, pois esse não é seu objetivo. Dessa forma, você precisa obter as palavras-chave mais usadas pelo seu público feminino, além de restringir palavras-chave utilizadas por outro tipo de público que não o seu.
Para consultar as melhores palavras-chave para o seu mercado, é interessante que você tenha as personas bem definidas, pois elas podem te dar essas respostas de uma maneira muito fácil.
O Google Keyword Planner é uma ferramenta específica para você consultar as melhores palavras-chave para o seu negócio. Além disso, existe o Google Trends, que oferece insights valiosos dos termos mais buscados para você ter um acesso amplo de informações. O Google Analytics também é uma boa ferramenta de pesquisa, pois irá te fornecer dados estratégicos sobre os termos mais e menos buscados. Ou seja, há várias ferramentas para você escolher as melhores palavras-chave para bombar o seu negócio!
DEFINA BEM AS TITLE TAGS
Title Tags são descrições que aparecem em azul quando você faz um busca por alguma coisa. É interessante você trabalhar os títulos da melhor maneira possível, incluindo as palavras-chave relevantes, para aumentar o seu ranqueamento. Páginas que utilizam o mesmo título correm o risco de terem um ranqueamento menor. Sendo assim, invista em títulos mais específicos que ninguém chegou a fazer, por exemplo. Suas chances de destaque serão bem maiores assim!
UTILIZE META DESCRIPTION
O meta description é um texto localizado abaixo do título que tem objetivo de resumir o seu site ou o seu conteúdo. Quando você faz uma pesquisa no Google, os resultados sempre aparecem com um título e o meta description. Ele é importante porque os usuários irão identificar sobre o que é o site a partir da descrição contida nele. Por esta razão é importante que a descrição seja simples e objetiva. E, por fim, lembre-se que um meta description deve possuir, no máximo, 160 caracteres.
INVISTA NO CONTEÚDO
Conteúdos nas terras do SEO (otimização de sites) são Reis. É imprescindível criar conteúdos relevantes e de qualidade para que você melhore o seu posicionamento nos motores de busca e seja mais acessado pelo seu público. E lembre-se sempre de manter uma frequência na publicação de conteúdos para que a estratégia se sustente.
CRIE URLS FÁCEIS E OBJETIVAS
As urls são os endereços situados no topo da página. É sempre bom utilizar nas urls as palavras correspondentes ao título do seu conteúdo. Dessa forma você consegue simplificá-las, tornando-as bem significativas e objetivas, inclusive para que os softwares possam identificá-las durante a busca dos dados que eles realizam na internet para indexação.
FAÇA LINK BUILDING
Link building é um recurso utilizado em SEO para que outras páginas utilizem links que apontem para a sua página, afim de aumentar a sua relevância para os motores de busca. Ou seja, se outros sites utilizarem links que apontem para o seu, provavelmente o seu site será bem mais posicionado nos resultados de pesquisa, indicando que seu conteúdo é mais relevante.
LINKS INTERNOS
Links internos são aqueles apontados para a sua própria página, com a intenção de complementar sobre um determinado assunto que foi abordado. Isso ajuda a mostrar aos motores de busca a importância e relevância que seus próprios conteúdos sobre os demais.
LINKS EXTERNOS
Uma ótima forma de você se posicionar bem é inserindo links externos que irão “linkar” para conteúdos fora do seu site, de modo que eles complementem o que foi dito no decorrer do texto. Lembre-se de criar links com sites que tenham relações com o seu mercado, para que o foco não se perca. Dessa forma, você garante um bom posicionamento nos motores de busca.
Pronto! Estes são alguns exemplos de práticas que você pode realizar para adquirir um melhor posicionamento e acesso do seu público na internet. Seguindo esses exemplos, você conseguirá otimizar seu site e verá que os resultados logo irão aparecer. É claro que existem outras formas mais complexas e que exigem um nível mais técnico de realização para otimização de sites.