O desejo de muitas pessoas que possuem algum tipo de negócio é a chance de terem sucesso no ambiente digital. Mesmo que o seu negócio não esteja diretamente relacionado à web, é importante possuir uma presença para que você torne a sua marca reconhecida. Uma forma bem comum de você adquirir uma presença online é com a realização de um site, em que você poderá falar um pouco mais do seu negócio e utilizar todas as ferramentas de marketing digital a seu favor. Porém, o site por si só não é garantia de sucesso. Você precisa de uma vez por todas otimizar o seu site.
Um site otimizado é aquele que está de acordo com todas as normas propostas pelo Google. Quando o site não segue essas normas, ele acaba não sendo considerado bom o bastante para aparecer nos motores de busca, e consequentemente você vai ter uma audiência prejudicada, não irá atingir seus objetivos e toda a sua estratégia de marketing digital fracassará.
É importante que você saiba quais características tornam um site otimizado para que ele esteja bem alinhado com as novas práticas do mercado dentro do ambiente digital. Vamos lá:
SITE MELHOR POSICIONADO NOS MOTORES DE BUSCA
Atualmente, o motor de busca do Google é considerado o mais acessado entre os internautas que realizam pesquisas na internet, apesar de não ser o padrão. Por esta razão, é importante sempre estar de acordo com suas normas para que seu site esteja nas principais colocações de resultados de pesquisa. O SEO é um exemplo de estratégia específica que melhora significativamente a sua posição nos motores de busca.
SITE RESPONSIVO
Já falamos em outro post que em 2015 o Google anunciou que iria utilizar critérios para avaliar os sites que se adaptavam bem em outros dispositivos, como tablets e smartphones. De acordo com essa lógica, os sites que estão adaptados são automaticamente melhores posicionados nos resultados de pesquisa, lhes conferindo uma maior audiência e relevância. Caso o seu site se adapte a qualquer tipo de dispositivo, ele é um site responsivo, isto é, as informações contidas nele são ajustadas em diferentes tipos de tela, não prejudicando a visualização por parte do usuário. Dessa forma, ele vai ter uma ótima experiência de navegação independente do dispositivo, seja um smartphone ou pc, evitando sair do seu site para buscar outro melhor.
INTEGRAÇÃO COM REDES SOCIAIS
De nada adianta o seu site ter um design impecável e navegação facilitada sem ter integração com redes sociais. Se um potencial cliente acha seu site através de uma pesquisa feita por algum de motor de busca e ele gostar do seu conteúdo, certamente ele irá compartilhá-lo. Se isso for possível, a chance do seu conteúdo se tornar popular na internet é enorme, podendo muitas vezes ser viralizado. Incluir opções de compartilhamento é uma ótima forma de se tornar mais reconhecido, pois em cada rede social você consegue atingir públicos diversos. Mas, para que um potencial cliente se sinta atraído de verdade pelo seu conteúdo, você precisa criar conteúdos originais e relevantes.
CONTEÚDOS ORIGINAIS E RELEVANTES
Como dito acima, para que você consiga chamar atenção do seu público, é indispensável que você invista em conteúdos originais e relevantes no seu site ou blog. Se seu conteúdo não tiver assuntos relevantes e condizentes com o segmento em que você atua ou se você não investir em conteúdos originais, ele será mal visto pelos motores de busca e facilmente terá um pior ranqueamento. Opte por equipes especializadas em produção de conteúdo e que sempre tenham em mente no tipo de linguagem e no tipo de público que desejam atrair. Uma boa dica para auxiliar na produção de conteúdo é sempre se lembrar das personas, que representam melhor o público desejado que você quer atingir. Caso não seja possível investir em uma equipe interna, procure por empresas especializadas na produção de conteúdo de qualidade para o seu nicho de mercado.
LAYOUT ATRATIVO
Já ouviu falar na expressão: a primeira impressão é a que fica? Neste caso, ela faz todo sentido quando falamos de um um site otimizado. Visitantes que chegam até o seu site e que se deparam com um layout dessagrável contendo informações desorganizadas, imagens de baixa resolução e cores muitos vibrantes provavelmente vão abandoná-lo e as chances deles voltarem é quase nula. Ou seja, você acaba perdendo potenciais clientes para o seu negócios por não ter investido na criação de um layout atrativo.
Para isso, é necessário que um site otimizado tenha um layout simples, objetivo, intuitivo e que possua a identidade do seu negócio. Dessa forma, a navegação do usuário será mais prazerosa e as chances dele se tornar um cliente serão bem maiores.
Todas as características acima apresentam os benefícios de ter um site otimizado. Com essa nova exigência dos motores de busca, é imprescindível que você comece logo com as mudanças necessárias em seu site para que você consiga se tornar mais presente e relevante no ambiente digital, o que garantirá seu sucesso. Se você não deseja ficar para trás no mercado e precisa tirar suas dúvidas sobre como otimizar seu site, entre em contato com a 2ck Marketing Digital e peça uma consultoria gratuita.