Tire todas as suas dúvidas sobre o que é persona e por que você deve utilizá-la na sua estratégia de marketing digital.
Todas as empresas que desejam implementar uma estratégia de marketing digital eficiente necessitam criar personas para direcionarem melhor os seus conteúdos na internet afim de garantirem os melhores resultados. De nada adianta uma estratégia em que não há um direcionamento, ou seja, que não atraia as pessoas certas que realmente tem interesse nos produtos e serviços de uma empresa no ambiente digital. Para que você consiga criar conteúdos com alto valor e que consiga atrair novos clientes, e necessário conhecer o que e persona.
A persona, em Marketing, é um recurso em que você define todas as características de um cliente do seu segmento, ou seja, um personagem fictício que exprime melhor um público. Com esse recurso você saberá exatamente qual e o perfil de um potencial cliente, tudo isso levando em consideração características comuns do seu público-alvo. O resultado disso é a construção de um personagem mais próximo de um potencial comprador para uma empresa. Dessa forma você consegue desenvolver uma estratégia de marketing e vendas eficazes e que criem um relacionamento melhor entre consumidores e a empresa.
Benefícios de se utilizar personas
Existem inúmeros benefícios que as empresas obtêm ao criar suas próprias personas para ajudar no direcionamento de suas estratégias. A seguir, listamos os principais benefícios da sua criação e utilização, indispensáveis para qualquer empresa que deseja sair à frente das suas concorrentes:
- Ajuda a definir qual será o tipo de comunicação da empresa com o público
- Ajuda a definir o tom e o tipo de linguagem utilizados nas redes sociais em que a empresa estiver presente
- Auxilia na escolha das palavras-chave mais adequadas para serem utilizadas que facilitam os conteúdos nos motores de busca
- Auxilia e facilita a segmentação de campanhas veiculadas em mídia paga tais como Links patrocinados, Facebook Ads e LinkedIn Ads
- Define a forma como serão veiculadas as campanhas de email-marketing
- Auxilia no aumento de número de leads mais qualificados na sua base
Viu como as personas são imprescindíveis para definir sua estratégia digital?
E quanto ao número de personas? Bom, essa é uma dúvida específica que irá variar de acordo com o ramo da empresa. Algumas, dependendo do segmento de mercado, facilmente podem ser atendidas com a definição bem completa de uma persona. Outras, devido a sua complexidade, exigem a criação de duas, três ou até mais personas. O importante é identificar as principais características para ter personas mais objetivas, completas e bem definidas e que podem ser incluídas em todos os processos da sua estratégia digital para que a empresa não fuja dos objetivos.
Por que as empresas devem utilizar personas
As empresas que desejam se posicionar bem na internet precisam criar personas para guiá-las no modo como se comunicam com as pessoas afim de se tornarem autoridade sobre o seu segmento. E importante que ela possua conteúdos ricos e bem direcionados, atraindo as pessoas certas para o seu site. Se a empresa não possuir informações bem especificas dos seus potenciais compradores, ela provavelmente não vai atingir resultados positivos com os seus conteúdos na internet e sua estratégia digital possivelmente ira fracassar. Não basta criar conteúdos relevantes, e importante saber direcioná-los para aumentar as chances de conversão. Tendo isso em mente, você poderá alcançar resultados melhores e se posicionar melhor, garantindo destaque e um bom ROI para a empresa.
Público alvo x persona
É importante deixar claro que a persona não se resume a um público-alvo. Um público-alvo possui informações bem limitadas acerca dos potenciais compradores. Já a persona possui características mais detalhadas e profundas, contendo informações tais como comportamento do público, hábitos cotidianos, interesses pessoais, principais desafios e objeções em relação a aquisição de um determinado produto ou serviço.
Exemplo de público-alvo: Empresários entre 25 e 40 anos, residentes em Belo Horizonte, que se interessam por Marketing Digital. Você compreende que são informações mais gerais a respeito de um determinado público? Agora vamos para um exemplo bem definido de Persona:
Nome: Henrique
Idade: 40 anos
Cargo: Empresário
Formação: Graduado
Informações gerais: Possui empresa própria; se responsabiliza pela maioria dos setores da empresa; Tem bastante interesse em aprofundar e implementar o Marketing Digital na empresa; adora pesquisar e aprender sobre assuntos relacionados ao Marketing Digital
Dificuldades: Possui pouco tempo para se dedicar; Possui pouco ou nenhum conhecimento de Marketing Digital; Precisa estruturar sua equipe de Marketing na empresa e possui poucos recursos de investimento.
Objeções: Não acredita que o Marketing Digital dê retorno; não possui orçamento para realização de um grande projeto, possui bastante receio em contratar uma agência especializada em marketing digital.
Pronto! Você consegue ver a riqueza de detalhes existentes na criação de uma persona? Agora você consegue compreender quão efetivo é esse recurso que reúne informações mais detalhadas acerca do público-alvo a partir de uma definição de personas. Mas agora você pergunta: como eu faço para colher todas essas informações? Para que você consiga colher essas informações o próximo passo é entender de uma vez por todas como criar personas para sua empresa, assim como no exemplo acima, de modo que você crie suas estratégias de marketing e vendas da melhor maneira possível para alcançar resultados positivos!