O funil de marketing (ou vendas) é um modelo que representa a jornada de sua audiência desde o momento em que ela tem o primeiro contato com sua empresa até a compra – e até mesmo no pós-venda, em alguns casos. A importância desse modelo é que ele possibilita ao profissional criar toda sua estratégia de maneira mais assertiva, com táticas direcionadas para possíveis clientes em cada etapa do funil.
Neil Patel, uma das principais referências internacionais em marketing diz:
“Um funil de vendas coloca ênfase no comportamento do cliente, em sua nutrição e retenção em cada etapa do processo.”
No funil é ilustrado cada parte da venda, desde o primeiro contato com a sua empresa até chegarmos na ação da própria compra.
Existem camadas no funil de vendas. Ele não é um processo homogêneo, mas ocorre por várias etapas.
Vamos entender um pouco melhor cada um desses processos?
- Atração
- Conversão
- Relação
- Venda
- Análise
Atração:
Conseguir atrair novos clientes ao seu site é a fase mais importante do funil, já que sem ela seu negócio não fluirá. A atração é feita por meio de conteúdos amplos, que ajudem seus visitantes a identificar um problema ou despertar uma necessidade. Neste primeiro momento, suas estratégias devem ser minuciosamente planejadas para usar as ferramentas de Inbound Marketing linkando com uma boa otimização para os mecanismos de busca (SEO) e uma estratégia integrada de redes sociais, com o objetivo de atrair o máximo de possíveis leads.
Conversão:
Conseguir atrair visitantes ao seu site ainda não é o suficiente para seu negócio decolar, é preciso iniciar um contato com eles para que isso se torne um relacionamento de confiança e duradouro. Para converter um simples visitante em lead você pode oferecer conteúdos mais completos, como E-books, whitepapers e webinars, a fim de fazer com que esse visitante lhe dê permissão para que você comece seu fluxo de nutrição.
Relação:
Relacionamento é a melhor chave para conduzir os clientes ao momento da compra. Esse é o momento do funil que define quais visitantes do seu site se tornarão, finalmente, clientes.
Depois de ter acesso aos dados, você fará a nutrição desse lead, enviando conteúdos personalizados e relacionados com o que ele está buscando, ajudando-o a se decidir pela compra o quanto antes. O fluxo de nutrição de leads pode ser feito com a ajuda do E-mail Marketing, pois se trata de uma ferramenta de comunicação direta com o seu cliente.
Venda:
Finalmente! Chegou!
Após o processo de gerar interesse em seu cliente e se relacionar com o mesmo, a venda se torna muito mais fácil. Agora, você está quase lá, já atraiu os leitores que estão interessados nos atributos que sua empresa oferece, converteu-os em leads, nutriu o relacionamento e chegou o momento de planejar os próximos passos para que este lead conclua a compra.
Análise:
Para que o processo continue em andamento e se desenvolvendo cada vez mais, examine cada etapa e identifique o que pode ser ajustado e melhorado. Garanta que seu marketing digital gere cada vez mais resultados.
Leia mais sobre cada uma dessas 5 etapas do funil aqui e obtenha bons resultados com seu marketing digital. Baixe nosso eBook para te auxiliar.
Boas vendas!