Hoje está na moda a expressão Marketing Digital. Muitos sites, blogs e empresas tem utilizado essa expressão com o sentido de que estão falando/usando algo novo, como se fosse um novo marketing. Porém ninguém realmente explica o que é marketing digital.
Marketing digital é o marketing tradicional aplicado ao ambiente da internet. Não é um novo marketing, não é uma nova ideia nem um novo modelo.
Talvez o melhor termo fosse “marketing para o ambiente digital”. Essa é uma definição que iria facilitar em muito o entendimento das pessoas quanto ao marketing em tempos de internet. Mas para fins acadêmicos usamos Marketing Digital.
Pense bem. Quando o rádio começou a se popularizar foi criado um marketing radiofônico? Quando a TV se tornou líder de comunicação foi criado um marketing televisivo? O que aconteceu foi que os profissionais de marketing perceberam esse novo canal, estudaram, testaram e utilizaram a essência do marketing tradicional nesses novos canais.
Assim também é com a internet. O que se está tentando fazer é entender como aplicar os conceitos do marketing tradicional dentro desse novo ambiente. Talvez pela velocidade com que a internet tem alterado o comportamento da sociedade e das empresas, foi criada essa denominação especial: marketing digital.
O grande diferencial que a internet trouxe é a inexistência do elemento geografia. A internet não tem delimitação geográfica como o sinal da TV aberta ou uma emissora de rádio que alcança somente uma cidade ou região. A internet pode atingir um mercado sem limites de bairro, cidade ou mesmo país. E é ai que está a maior dificuldade: controlar o alcance de uma ferramenta global.
A grande essência do marketing (veja na wikipedia) é o estudo do mercado e a correta definição da estratégia de uma empresa, seja pensando no ambiente offline ou online para atingir e lucrar nesse mercado. Mas agora sem a limitação geográfica, tudo ficou mais complicado. O seu cliente que antes estava em uma área controlada e definida agora pode estar em qualquer lugar, assim como seu concorrente.
Muitos empresários estão com grande dificuldade de entender esse novo paradigma e criar estratégias corretas e coerentes que gerem lucro em seus negócios. As duas dimensões online e offline estão se cruzando continuamente e não é possível ignorá-las mais.
É obvio que as ações e ferramentas são diferentes para cada uma das dimensões. Esse entendimento ira embasar a formação correta das estratégias de marketing da empresa, tanto para o offline como para o online, ou mundo real e virtual, como muitos preferem.
Porém antes de você pensar nas ações e ferramentas que ira usar é essencial que os seus objetivos e metas estejam traçados e principalmente que sejam alcançáveis. Isso é que se chama estratégia. Nós utilizamos como metodologia de trabalho os 8ps do Marketing Digital para estruturar a estratégia de marketing de nossos clientes
O que é marketing digital na prática?
O que mais observamos é a ingenuidade de alguns empresários em achar que pelo simples fato de montar um site ou loja virtual eles irão triplicar as vendas, dominar o mercado ou ficar milionários em poucos dias.
Lembre-se que não dá mais para separar o real do virtual, afinal as pessoas que usam o virtual são bem reais. Quem acessa email (comunicação virtual) é uma pessoa como eu e você. Esse conteúdo (real) que você está lendo está na internet (virtual) e você (real) está consumindo e gostando (like).
O seu modelo de negócios irá definir o seu público-alvo e principalmente o planejamento da estratégia de marketing que você irá adotar. Mas já está muito claro que você não deve pensar mais que existam dois mundos (real e virtual) e principalmente dois marketings (tradicional e digital).
Por exemplo, Uma clínica de estética muito dificilmente terá clientes de outras cidades. O mesmo acontece com supermercados ou uma padaria.
Mas essa mesma clínica pode ministrar cursos online de estética e atender pessoas de todo o Brasil, o supermercado pode montar um e-commerce e atender uma região maior e a padaria pode se especializada em bolos de aniversário e abranger uma clientela muito além do seu bairro.
Então, você já entendeu que marketing digital é muito trabalho de pesquisa e planejamento para definição de um Plano de Marketing no mundo real (offline) e virtual (online).
Eu digo para você que Marketing digital é o marketing tradicional aplicado a um novo ambiente, a internet. Só isso e nada mais do que isso.
Agora, se você quiser realmente fazer sucesso nesse novo contexto Real e Virtual, procure uma empresa especializada em marketing para ambiente digital e desenvolva um Planejamento de Marketing Digital para seu negócio.
O que você achou desse post? Comente e compartilhe com seus amigos.