Você está por dentro de quais são as novas práticas e tendências contemporâneas de marketing dentro do ambiente digital? Se sua resposta é não, você precisar se atualizar agora e saber o que é Inbound Marketing, nova tendência que vem despertando o interesse de profissionais de Marketing na internet.
Inbound Marketing é uma tendência que vem ganhando notoriedade com muita rapidez, por ser uma prática totalmente diferente do velho e conhecido Marketing tradicional. Também chamado de “novo marketing”, é um termo cunhado pela Hubspot em 2006 que tem como principal objetivo criar interesse e cativar o seu público para que ele seja atraído com conteúdos de qualidade, atraindo leads qualificados para o seu negócio.
Ao contrário do “novo marketing”, o Outbound Marketing é caracterizado como “velho marketing”, ou seja, uma estratégia de comunicação unidirecional, que acaba oferecendo propagandas inapropriadas e indesejadas para o público. Esse tipo de abordagem dentro do ambiente digital nem sempre consegue alcançar os resultados almejados, pela falta de precisão na mensuração e também pela precariedade de segmentação, além de ser considerado intromissivo e desagradável para muitas pessoas.
De acordo com estatísticas levantadas pelo Estado do Inbound Marketing no Brasil em 2015, empresas que utilizam Inbound para gerar leads possuem uma probabilidade de ROI positiva de 60% maior que aquelas que utilizam Inbound.
Além disso, 58% das empresas brasileiras já estão praticando o Inbound Marketing.
Conclui-se que o Inbound Marketing é uma importante tendência que vem crescendo cada vez mais e que traz um retorno satisfatório para quem aplicar no próprio negócio.
PENSAR NO PÚBLICO É ESSENCIAL
A inovação tecnológica e a popularização da Internet criaram um ambiente propício para que fossem criados novos hábitos do consumidor. Se antes ele era caracterizado como alguém “passivo”, ou seja, que apenas recebia a enxurrada de informações vindas das mídias tradicionais, como TV, Rádio e Telefone ou até mesmo na Internet através de banners e uma gama de e-mails lotando a caixa de spam, agora ele é tido como “ativo”.
consumidor atual não mais aceita ser forçado a receber e ser invadido por diversas propagandas que não fazem sentido a ele. Agora ele tem poder de tomada de decisão maior do que as próprias empresas, e devido à infinidade de produtos e serviços que são ofertados, ele faz várias pesquisas antes de tomar algum tipo de decisão.
E nesse cenário, quem souber utilizar as melhores estratégias de atração, retenção e fidelização com foco no público, garante sucesso no mercado!
INBOUND MARKETING NA PRÁTICA
Para aplicar o Inbound Marketing com sucesso, é necessário seguir seus princípios básicos que se baseiam no processo de funil de vendas. Para isso, nos baseamos no processo da Hubspot abaixo:
-Atrair, converter, fechar e encantar- IMAGEM FUNIL DE VENDAS INBOUND
ATRAIR
Para que você comece a atrair a atenção das pessoas para o seu negócio, é importante planejar sua estratégia e pensar em ferramentas que podem contribuir para que isso seja possível. Nesse momento é a parte em que criaremos conteúdos que sejam atrativos o bastante para conquistar a atenção do nosso público desejado. Se você tiver dúvidas sobre como definir o seu público ideal, leia nosso artigo sobre personas.
A ideia central é fazer com que os visitantes, ao acessarem os conteúdos, sejam convertidos para se tornarem leads do seu negócio.
Os meios mais utilizados para ajudar na fase de atração são:
- SEO (Search Engine Optmization): É um processo utilizado para otimizar o seu site de modo que ele consiga atrair os visitantes através de um melhor posicionamento nos motores de busca. Se você ocupar as melhores posições de busca orgânica, certamente atrairá mais visitantes e as chances deles se tornarem leads é maior.
- Blog: Uma estratégia de Inbound Marketing precisa ter uma poderosa ferramenta de comunicação que vai unir os conteúdos do seu negócio com o seu público ideal. Para isso, é necessário desenvolver um blog que irá reunir todos os tipos de conteúdo relacionados ao seu negócio. Para que você consiga criar uma linguagem efetiva, a melhor forma é sempre se basear nas personas do seu negócio, que guiarão toda essa estratégia de conteúdo.
- Mídias Sociais: Profissionais de Marketing devem utilizar as mídias sociais para captarem informações de suas personas. Além disso, você pode usar as diferentes mídias para distribuir seus conteúdos e monitorá-los para entender como eles estão sendo consumidos. Por esta razão, é muito importante que você tenha suas personas definidas, tanto para que te oriente na distribuição de conteúdos para as mídias sociais adequadas quanto no monitoramento.
- Landing Pages: Construir landing pages é essencial para capturar informações dos visitantes do seu site. É importante criar um formulário que contenha informações essenciais a respeito do visitante. Não se esqueça de oferecer um conteúdo relevante que realmente faça com o seu público forneça as suas informações em troca dele.
CONVERTER
A conversão é um recurso utilizado para transformar os visitantes do seu site em Leads. Aqui destacamos a importância da criação de CTA’s (Call To Actions), que são os botões que irão conduzir os visitantes para as landing pages. É importante utilizar uma linguagem clara e objetiva na criação de Calls To Action. Uma dica é a utilização de verbos, tais como: Compre, Baixe, Preencha. Eles são ótimos para gerar um interesse e uma urgência para a audiência.
FECHAR
O processo de fechamento consiste na conversão de leads em clientes. É importante utilizar alguns recursos para que o visitante, após ser convertido em lead, seja nutrido até que ele torne consumidor. Podemos citar alguns exemplos, tais como a criação e envio de campanhas de e-mail marketing que estejam alinhadas com a jornada do comprador durante o funil de vendas, acompanhar o perfil do lead para entregar conteúdos que ele realmente esteja interessado em consumir e automatizar esse envio, e por fim utilizar outros recursos mais específicos como o Lead Scoring, utilizado para pontuar o comportamento do lead de acordo com o seu perfil e os conteúdos que ele consome. Caso ele tenha uma pontuação alta, ele é considerado como mais qualificado do que um lead que possui uma pontuação inferior.
É essencial entender e colocar em prática esses recursos para que você conduza o lead pelo funil de vendas.
ENCANTAR
Se você chegou até aqui, parabéns: o seu lead virou cliente! Para que um cliente continue comprando de você e que ele possa vir a promover o seu negócio para outras pessoas, é fundamental que você não o deixe de lado. Se fizer isso, você corre o risco de não ampliar o seu mercado e dessa forma você não atinge resultados maiores. É necessário pensar em campanhas específicas para essas pessoas afim de continuar mantendo um relacionamento.
Aliás, relacionamento é a chave do processo Inbound!
Agora que você conheceu um pouco mais sobre o conceito e a metodologia de Inbound Marketing, você está pronto para aplicá-lo na sua empresa?