Você sabe bem o quão importante é a presença do seu negócio no Facebook nos dias de hoje?
Atualmente, a maior parte do seu público se encontra na internet, e o facebook é uma das principais redes sociais em que o contato entre a empresa e o cliente acontece, ou seja, definitivamente o facebook precisa estar no seu planejamento de marketing.
Por sua vez, muitas empresas emergentes, com pequenos empreendimentos ou que acabaram de inaugurar uma página no site, possuem algumas dificuldade de alcançar a atenção e interação dos seguidores, por conta das diversas limitações que o Facebook impõe.
O alcance orgânico (não pago) das fanpages do Facebook, por exemplo, entre 2013 e 2014, foi de 12% para 6% – sendo que para páginas brasileiras estima-se que este valor tenha chegado aos 4,6%, o que é muito pouco. Mas, nem tudo está perdido, já que a rede social nos dá a possibilidade de impulsionamento pago nos posts.
O Facebook é uma rede social essencial para o sucesso de qualquer estratégia on e offline. Graças ao incrível alcance que a rede consegue atingir, milhares de empreendedores e profissionais de marketing fazem uso do Facebook diariamente.
Você já usa o facebook para alavancar seu negócio? Se não usa, deve começar.
Vamos lá!
O que é impulsionamento?
A opção de impulsionar publicações no facebook é uma maneira simples para impactar quem já é seu fã, fazê-los ver seus conteúdos e, por consequência, ter um maior envolvimento com sua empresa, produtos e serviços, de forma paga.
Uma publicação impulsionada aparece no Feed e aumenta significativamente o seu alcance.
O impulsionamento é feito diretamente do Feed e o Facebook costuma sugerir que você impulsione as suas publicações com melhor desempenho. Uma grande vantagem de impulsionar é conseguir direcionar o seu post para diferentes grupos, baseado na sua performance.
Uma das vantagens de pagar para mais pessoas verem, curtirem e compartilharem seu conteúdo é o aumento da exibição orgânica do anúncio. Ou seja, a quantidade de pessoas que visualizam o post sem você pagar por isso. Um dos fatores do algoritmo do Facebook é justamente a interação do usuário com a página, o que faz com que suas futuras postagens sejam mais facilmente exibidas para esse público.
Outro ponto que deve ser reforçado é que não adianta ficar apenas lendo e estudando sobre as melhores práticas. A melhor forma de obter bons resultados fazendo marketing no Facebook é testando você mesmo.
Atualize o perfil de sua empresa, compartilhe conteúdos relevantes para seu público e capriche na campanha de Facebook Ads. Temos certeza que você ficará contente com os resultados!
O que é Planejamento de Marketing Digital?
Muitas empresas têm dificuldade para programar seus próximos passos no Marketing Digital.
É preciso definir e organizar os objetivos, projetos, atividades e metas. Saber exatamente o que e como fazer, é essencial para o sucesso!
Deixar de lado o planejamento ainda é um erro bastante comum dos empreendedores. Tudo parece tão simples, né? Mas não é bem assim! Ao fazer parte do ambiente digital, antes de qualquer ação, você deve seguir alguns passos básicos e elaborar um planejamento de marketing digital focado. Ao contrário, perderá tempo e, consequentemente, dinheiro.
O planejamento de marketing digital é bem similar ao planejamento do marketing tradicional. Portanto, tudo começa com a definição do objetivo e análise estratégica.
- Objetivo: Quais são suas metas? seus objetivos precisam ser específicos, mensuráveis, ambiciosos, realistas e precisos no tempo.
- Cenário: como seus concorrentes estão se portanto e se comunicando no ambiente online? Qual o cenário do seu nicho na mídia digital? Faça um bom benchmarking para saber as forças e fraquezas da concorrência.
- Público-alvo: você realmente o conhece? Sabe como se comporta, quais são as preferências e em quais redes sociais eles estão? Só assim você conseguirá desenvolver uma linguagem adequada.
Plano de Ação
Essa é a parte de abrir a cabeça e deixar a criatividade tomar conta de tudo, uma vez que no meio digital as possibilidades são imensas.
- Canais: É hora de escolher os canais para veicular suas campanhas. Levando em consideração que você já conhece seu público alvo e até já desenvolveu um persona, você pode escolher vários canais ou apenas um, tudo depende de onde está seu consumidor e qual destes meios terá a melhor entrega de conversão. Ex: Facebook, Twitter, LinkedIn, Blog, Ferramenta de conversão, etc.
- Conteúdo: É um dos pontos mais importantes pois é por meio do conteúdo que você terá a audiência do público, o ajudará a encontrar soluções, criará empatia e conquistará informações importantes para transformá-lo de um simples lead em um cliente.
- Cronograma: É de extrema importância que faça um cronograma de modo a deixar claro a frequência, distribuição de material e cooperação entre os conteúdos e ações.
- Monitoramento: Acompanhar e analisar a performance dos KPI’s (número de visitas, número de páginas por visita, quantidade de visitantes que retornam ao site, quantidade de assinantes do site, quantidade de leads gerados pelo site) e métricas.
Agora que você já sabe como funciona um planejamento de marketing digital, é só seguir o plano e acompanhar de perto o andamento e resultados, se algo não estiver no caminho objetivado, reveja e atualize.