Muitos profissionais da comunicação e do marketing anunciaram a morte do e-mail marketing após a chegada de novas ferramentas, como por exemplo a ascensão das redes sociais.
- Base de E-mails
Mas, será mesmo que isso poderia acontecer?
Como ferramenta de marketing, o e-mail continua sendo um ótimo aliado, ainda conseguindo gerar bons resultados. Entretanto, criar boas campanhas, seja qual for a ferramenta, requer alguns cuidados e uma atenção redobrada que você não deve ignorar. E é sobre isso que vamos falar neste post, começando pelo significado do E-mail Marketing.
E-mail marketing é uma forma de marketing direto que utiliza o correio eletrônico como um meio de comunicação de mensagens comerciais ou de angariação de fundos para uma audiência.
Em seu sentido mais amplo, cada e-mail enviado a um lead potencial ou atual poderia ser considerado e-mail marketing.
A forma mais simples e antiga de e-mail marketing são as conhecidas Newsletters. A newsletter é um simples e-mail enviado para toda a base de contatos, sem nenhum tipo de filtro ou segmentação. Isso significa que todos os contatos daquela empresa acabam recebendo o mesmo e-mail, independente do interesse deles. O grande problema dessa estratégia de simples newsletters são os e-mails muito genéricos. Por terem essa característica, ele acaba não despertando tanto interesse nas pessoas, e por isso a efetividade dos e-mails começa a diminuir cada vez mais e os números de descadastramento da newsletter começam a aumentar.
O e-mail marketing é uma ferramenta muito poderosa tanto para melhorar o relacionamento entre cliente e loja virtual, como para aumentar a conversão.
A chegada do seu e-mail na caixa de entrada do lead funciona como um lembrete de que sua loja existe. Como estamos falando de uma loja virtual, os clientes precisam lembrar que seu negócio existe, pois dificilmente os clientes acessam seu (ou qualquer outro) site por acaso. O e-mail marketing pode lembrá-lo da facilidade de compra sem a necessidade de comparecer em uma loja física.
Base de E-mails
Para começar uma campanha de e-mail marketing, é necessário uma lista de contatos para enviar suas mensagens. Existem várias formas de se obter uma lista de contatos, e já lhe adiantamos, a única opção que você não deve cogitar, é a compra dessas listas.
Vamos começar com alguns argumentos em torno da afirmação sobre a compra de listas não ser algo viável:
- Ineficiência: as suas taxas de cliques serão baixas (em torno de 1%, talvez menos);
- Falta de segmentação: não adianta enviar e-mails sobre o mercado imobiliário para um estudante de direito que não tem o menor interesse nesse tipo de investimento;
- Compromete a imagem do seu negócio: Como o cliente não optou pelo recebimento das informações de sua empresa, a imagem da marca pode ser comprometida. Sua empresa pode ser vista como invasiva e desrespeitosa, já que prevalece a incógnita sobre como a sua empresa conseguiu seus dados para envio da mensagem;
- Opt-in: nenhum endereço do mailing optou em receber seus informativos. Logo, se você utilizar essa lista para disparo será considerado um spammer.
Embora possa ser mais trabalhoso, vale muito a pena investir na criação de uma lista de contatos. Um erro muito comum entre as empresas é trabalhar somente com um formulário de contato na página, quando existem muitas outras oportunidades para converter seu visitante em Lead e estreitar o relacionamento.
Quer saber o que mais pode ser feito para converter visitantes em leads e criar sua própria lista de e-mails? Vamos lá!
Existem infinitas possibilidades de ofertas para atrair Leads, cabe a você identificar o que é mais atrativo para o seu público. Separamos, inicialmente, dois tipos possíveis para que fique mais fácil criar a hipótese inicial do custo benefício e a indicação de uso de cada um deles.
- Conteúdo: São eBooks, webinars e mini cursos, com o objetivo de educar os Leads sobre as formas como ele pode resolver um problema ou aproveitar uma oportunidade de negócio. Por exemplo, se sua empresa é do ramo de transportes aéreo, você poderia criar um ebook com dicas sobre as vantagens em viajar de avião.
- Promoção: É uma forma clássica mas bastante eficiente de chamar a atenção. Seja um cupom de desconto no seu produto ou serviço, um sorteio ou qualquer outro tipo. A grande vantagem é o potencial de buzz e viralização desse tipo de oferta, mas é importante cuidar para não atrair muitos Leads que pouco ou nada tem a ver com a sua persona.
Existe uma infinidade de outros formatos de conteúdo para geração de Leads. Nossa ideia foi explorar alguns dos mais simples e mais usados e que no geral, sempre trouxeram resultados satisfatórios.