Todos querem que seus sites apareçam na primeira posição da primeira página do google, ou seja no topo do google não é mesmo?
Porem como como diz o ditado, dois corpos não dividem o mesmo espaço, essa mesma regra serve para o posicionamento dos links de cada site, sendo criado o ranqueamento dos sites, através das métricas de avaliação do google que passam de 200.
Bem vamos entender um pouco como funciona esse processo de avaliação do google, para depois, definir quais ações serão necessárias para se chegar no topo do Google.
No topo do Google
Bem como já foi dito o google avalia mais de 200 paramentos dentro de um site, e como a formular da coca – cola o google não divulga todos os paramentos que são analisados, na verdade, são divulgados em média 20 ou 30% dessas métricas.
E uma coisa que talvez você não sabia, é que essas métricas são mudadas todo o santo dia. Ou seja uma métrica que hoje tem um peso de avaliação de 10 pontos, amanhã poderá ter 8 ou 12, uma métrica que não existia até hoje, amanhã poderá ser colocada em sua avaliação.
Essa é a grande preocupação do Google, levar conteúdo de qualidade para sues “clientes”, isso mesmo, eu você, todos que usam o google de alguma forma são clientes do google, por isso estar no topo do google não é uma tarefa fácil.
Esse conteúdo relevante é que o google quer mostrar para seus “clientes” nas primeiras posições da busca orgânica. A busca orgânica é onde o link do seu site aparece quando uma pessoa pesquisa sobre determinado assunto no google, então o google apresenta o que ele tem de melhor referente ao determinado assunto.
E quanto custa aparecer na primeira página do google? E deixar seu site no topo do google?
Existem duas formas do seu site aparecer na primeira página do google que são:
AdWords – Links Patrocinados do Google:
É uma ferramenta paga do google que permite promover o seu site na primeira página isso aumenta a visibilidade do seu site, bem como usar ações estratégicas na ferramenta que permite que o seu site aparece para o seu público-alvo quado o mesmo pesquisar por assuntos relacionados ao que sua empresa oferece. Essa é uma ´tima forma de posicionar o seu site no topo do google a curto prazo.
SEO – Em sua definição:
Search Engine Optimization que em português significa Otimização de Sites para Buscadores de Pesquisa. É uma forma gratuita que permite otimizar o conteúdo do site, fazendo com que o seu site apareça no topo do google de forma orgânica além de otimizar o conteúdo do site para que ele tenha um alto índice de relevância e apareça na primeira página do google, não basta simplesmente aparecer, você tem que manter o seu site na primeira página, lembre-se que é preciso se dedicar para que sua página apareça na primeira página e é preciso ter mais dedicação par a manter sua página nas primeiras colocações, pois na busca orgânica você aparece gratuitamente então a concorrência é muito forte. Ver mais sobre SEO.
Mais o grande pulo do gato não é saber quanto custa estar na primeira posição do google, mais sim, o quanto custa para sua empresa NÂO ESTAR na primeira página do google.
Descubra o pulo do Gato
Imagine o seguinte cenário:
Ana e Roberto dois empresários que desejam ter um site com o objetivo de aumentar a visibilidade de suas empresas, deixar os seus sites bem posicionados no topo do google, bem como trazer mais rentabilidade e lucro.
Vamos falar primeiro da Ana: Bem a Ana tem uma loja de roupas em seu bairro, ela tem uma página no facebook e faz algumas postagens das fotos de sua coleção e posta de vez em quando essas fotos, sempre com um texto dizendo: Super promoção, aproveite as ofertas ou Liquidação venha conferir.
E a Ana está com um grande problema pois sua venda está caindo cada vez mais mediante a crise que o país vive. Porém, Ana está decidida a mudar esse cenário, pois ela sabe que se não fizer nada sua empresa irá a falência, então ela pensou em montar um site.
Agora vamos falar do Roberto, um vendedor de sapatos, que tem uma pequena loja no mesmo bairro que a Ana e também passa pelos mesmos problemas que a Ana. E está interessando em criar um site e fazer um trabalho de marketing digital, aumentado o seu posicionamento na internet.
Ana foi ao mercado fazer pesquisas de quanto custa um site e se assustou com os preços cobrados no mercado, achou muito caro e resolveu pedir ao seu sobrinho que conhece de TI para desenvolver um site para ela, que saíra muito mais barato.
Já o Roberto, fez a mesma pesquisa e resolveu investir, contratou uma empresa especializada para desenvolver o seu site.
Depois de 3 meses Ana está divulgando seu site e faz as mesmas postagens no facebeook, porém seu site não está trazendo o retorno esperado.
Já o site do Roberto, está trazendo resultados fantásticos (mais clientes) para sua loja e inclusive ele já está pensando em vender pela internet.
Na visão do consultor de Marketing
O que difere o site da Ana para o site do Roberto, é justamente a estrutura do site. Lembram quando nós falamos das métricas do google? É aí que está, muitas pessoas não sabem disso e acham que um bom site é o mais bonito, porém para o google beleza não é uma das suas métricas de avaliação, o que importa é o conteúdo. O site de Ana foi desenvolvido por seu sobrinho que sabe fazer sites mais não tem experiência em negócios, já o site do Roberto foi criado por uma empresa especializada com anos de trabalho e com mais de 100 sites desenvolvidos em todo o brasil.
O site da Ana custou cerca de R$ 800,00 enquanto o site do Roberto custou R$ 2.600,00. Porém o site da Ana na visão do google, não serve para apresentar para seus “clientes” já o site do Roberto serve.
Na visão do Google
O google faz uma leitura de todo o seu site e faz uma pontuação para que o site seja ranqueado, por exemplo:
Temos três métricas do google, mais lembre-se que são mais de 200 métricas.
Meta descrição:
Essa métrica é a descrição de determinado assunto ou produto que seu site está apresentando, essa métrica têm um peso muito grande na hora de ranquear sua página, quando bem-feita você recebe uma boa pontuação, porem quando malfeita pode seu site pode ser inclusive PUNIDO pelo google fazendo com que você perca pontos em outras analises.
Quantidade de texto:
É fundamental, que seu site leve informações aos seus visitantes, essa métrica faz uma proporção de quanto de texto sua página tem para a quantidade de imagens. Ou seja, quando bem-feita sua pontuação é alta, quando não seu site é PUNIDO.
Índice de qualidade
: É outra métrica muito importante, não adianta ter, um texto simplesmente por ter, ou copiar um texto de outro site, o google sabe quando isso acontece, e da mesma forma ele avalia um bom texto com uma boa pontuação e um ruim com PUNIÇÃO.
Conclusão do Cenário
Então perceba que o site da Ana, não está parametrizado em relação as mais de 200 métricas do google, ou seja não aparece na primeira página, vai manter o mesmo número de clientes que tinha antes do site, não vai ter novos clientes e ainda teve um gasto de R$500,00, mais o site é muito bonito. Logo, Ana vai perceber que precisará contratar uma empresa especializada para fazer o seu site, ela terá mais um investimento a fazer para a construção do seu novo Site. (É mais barato construir um site do zero do que “concertar” um site muito ruim.)
Mas já o site do Roberto que foi construído dentro das métricas de avaliação do google, fez com que o seu site depois de 3 meses ganhasse muita relevância nos temas que a empresa oferece ao seu público, tendo fluxo de 300 visitas no site por dia, na estrutura do site tem as iscas digitais que permitem “capturar” de forma não invasiva as informações dos clientes como e-mail, nome e telefone, gerando mais leads para sua base, além do site também já tem integração automática com as redes sociais (mais um canal de visitas para o site), e inclusive mantendo um relacionamento automatizado para reduzir custos com seus leads provenientes do seu site, respeitando assim o tempo de compra dos consumidores (veja sobre o comportamento de compra) e aumentado suas vendas de forma progressiva e continua, além de fortalecer sua merca no mercado.
Pegando essas três métrica e analisando as páginas da Ana e do Roberto, podemos avaliar que o site da Ana recebeu uma pontuação muito baixa, e o site do roberto, uma boa pontuação. Consequentemente o google promove de forma orgânica e ranqueia melhor o site do roberto, e o site da Ana o google “faz questão” de não mostrar aos seus “clientes”, pois o google não quer apresentar um conteúdo ruim.
É muito importante que o site seja construído para duas frentes primeiro para o google e depois para o seu público – alvo.
Dicas para se chegar lá no Topo do Google.
- A estrutura de criação do site dever ser excelente.
- Gestão de conteúdo é fundamental para gerar relevância.
- Atender aos pré-requisitos do google.
- Site integrado com as redes sociais.
- Definição de público – alvo do site.
- Ser autoridade no tema que é proposto aos seus visitantes.
- Investimento de promoção do site.
- Analise das visitas realizadas no seu site.
- Identificação da taxa de abandono do seu site.
- Avaliação e desempenho do site.
- Analise das métricas de conversão do site.
CONCLUSÃO
Não é fácil chegar à primeira posição do Google, seja por busca orgânica (SEO) ou Links Patrocinados (Google Adwords). Ficar em primeiro também não tarefa simples, necessita de muita aplicação e investimento em conteúdo e tempo de análise das métricas, porém ficou muito claro que NÃO ESTAR NAS PRIMEIRAS colocações do Google tem um custo altíssimo e pode até mesmo inviabilizar o seu negócio.
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