Com a medida que a tecnologia vai avançando, novas formas de divulgação dos produtos se tornam frequentes.
E hoje, beirando a quarta revolução industrial que promete avanços incríveis na área da robótica e derivados, mas que ainda não é uma realidade, já conseguimos ver os avanços que a tecnologia fez na vida de todos.
Sempre muito robusto e interativo, esse enorme portal em que estamos imersos nos faz ter acesso à maioria das coisas.
Com o tempo e a automatização do estilo de vida, muita coisa mudará. Isso é uma certeza para qualquer campo da nossa vida.
Isso porque a tecnologia muda a nossa forma de nos relacionar tanto com o outro, quanto com os produtos que nela estão inseridos.
Se tratando da odontologia, a situação não seria diferente. Muito pelo contrário: a tecnologia já ajuda de inúmeras formas.
Como por exemplo, encontrar uma franquia mais próxima da sua residência através da localização e derivados. Confira agora formas de causar impacto e diferenciar o seu produto num mercado vasto:
A primeira impressão do seu produto
Ficou muito mais fácil por exemplo, procurar sobre aparelho dental transparente e agendar num consultório odontológico. Mas, é preciso ter cuidado na hora de divulgar o seu produto.
Devemos ter ciência de que a internet é um ambiente totalmente abrangente, com diversas fontes de pesquisa.
Desta forma não é muito recomendado submeter os futuros clientes a informações dispersas, sem pé nem cabeça e sem valorização do produto. Por isso, um marketing conexo é totalmente indispensável.
Um produto bem clássico e desejado por muitas pessoas que tiveram possíveis traumas na infância com sua arcada dentária, com esta cercada de cáries (por um possível consumo excessivo de guloseimas) e de forma desagradável visualmente: a lente de contato dente.
Hoje em dia mesmo, é muito procurada pelos clientes por ser algo satisfatório e esteticamente agradável.
Mas, convenhamos, qualquer pessoa que for atrás de um serviço desse, terá uma enorme possibilidade de clínicas para fazê-lo, com preços que podem variar de exorbitantes para totalmente baixos. Entra aí uma outra importância do marketing: a valorização do seu trabalho e a forma que ele é exibido para os clientes.
Um exemplo bem familiar: podemos comprar uma casa de R$100.000,00 e outra de R$1.000.000,00. Ambas são residências, mas algumas características da outra com um preço maior serão melhores, justificando a diferença de valor.
Formas de cativar seu público-alvo
Ao procurar no Google por implante dentário preço médio, podemos ter uma noção das inúmeras opções disponíveis. Um possível cliente que fizer essa busca se baseará unicamente e exclusivamente no primeiro valor exposto, já que a informação o cativou e criou um comodismo.
Por isso, é muito importante a forma que o seu produto é trabalhado, pois custo x benefício possuem significados distintos.
Também é importante saber inserir os planos de marketing. Links vinculados ao seu site aparecerão com frequência para os clientes, e de nada adianta em sites desconexos com o tema. Hoje, possuímos os cookies dos navegadores, que direcionam anúncios de acordo com suas últimas pesquisas.
Essa é uma das inúmeras coisas que podem ser aproveitadas, afinal de contas, uma pessoa que procurou por lente de contato dental recentemente pode receber com frequência o disparo de anúncios com esse conteúdo procurado anteriormente, sendo um ótimo gatilho e a sua oportunidade de convencê-lo a escolher o seu produto.
Formas de contratar seu serviço e atendimento
Depois de todo trabalho feito, caso o cliente tenha se interessado pelo seu produto, chega um outro marketing também digital: a forma que o cliente é recepcionado pela empresa e tem os procedimentos explicados numa consultoria mais particular.
Por isso, é importante ter um método de comunicação efetivo, popular e também um serviço de atendimento competente.
Hoje, se tratando de mídias sociais, podemos citar o WhatsApp: uma rede social de comunicação mundial, presente no celular de 99% dos brasileiros. É interessante a sua empresa criar uma conta empresarial (opção disponível no aplicativo) para atender os seus clientes de forma rápida e profissional.
Captando o contato, transformando-o num lead de extrema importância e prestando um bom atendimento, é muito provável que esse cliente chegue ao seu estabelecimento para efetuar um fechamento imediato ou consultar algumas dúvidas particulares de forma presencial.
Porém, todo esse caminho que o fez visitar o seu consultório odontológico está diretamente ligado com o marketing digital.
Acredito que agora tenha entendido a necessidade de um bom marketing. É uma linha tênue que liga o cliente de forma remota, esse podendo estar a quilômetros de distância, até o seu produto.
Além disso, a forma que o produto é apresentado deve ser cativante. Mantendo sempre a cordialidade com o cliente, é muito provável que ele feche contigo por todo esse caminho ter sido feito de forma satisfatória para ambos os lados.
Conteúdo produzido por Dayane Goes, redatora da rede Vue Odonto.