Muito se ouve falar sobre o marketing digital, mas, você sabe o que é? Por que é importante?
- As vantagens de utilizar o Marketing Digital
- Alcance massifico
- Métricas
- Interação
- Segmentação
Atualmente a tecnologia está acessível a todos por meio da World Wide Web, o famoso WWW, que permite não só a pessoas físicas como também empresas de todos os portes, o controle mais eficiente dos pontos de contato entre os clientes e sua marca. Dito isso, sabemos que muitas empresas têm utilizando o marketing digital de maneira efetiva, para conhecer seu público-alvo e também para lhe oferecer benefícios e satisfação de modo fácil, barato e imediato.
Hoje sabe-se que mais de 90% dos processos de compra tem início em uma busca online. Por isso, o marketing digital e o marketing de conteúdo vieram para ficar. Em termos simples, marketing digital é a promoção de produtos ou marcas através de uma ou mais formas de mídia eletrônica. O marketing digital difere do marketing tradicional na medida em que envolve o uso de canais e métodos que permitem uma organização para analisar as campanhas de marketing e entender o que está funcionando e o que não – geralmente em tempo real. As estratégias de marketing digital têm se mostrado eficazes em muitos negócios, tanto para aqueles totalmente on-line, como para os que se utilizam de múltiplas plataformas de atendimento, cruzando o varejo físico com a loja virtual.
O foco do marketing digital está nos resultados, ou seja, o marketing tem seus esforços convertidos em vendas. Conseguir construir um funil de vendas com boas taxas de conversão é um desafio para todas as empresas. No entanto, a importância do funil de vendas é que ele possibilita ao profissional criar toda sua estratégia de maneira mais assertiva, com táticas direcionadas para possíveis clientes em cada etapa do funil. Para te ajudar entender mais sobre o funil de vendas e como ele pode auxiliar você e sua empresa, visite esse post: Entenda e aplique o funil de vendas em seu negócio.
As vantagens de utilizar o Marketing Digital
Não é atoa que o marketing digital e os estudos sobre o mesmo crescem vertiginosamente. De acordo com a União de Telecomunicações (UIT) das Nações Unidas, o Brasil integra o grupo de 79 países onde mais de 50% da população tem acesso à Internet, tendo no país, 57,6% das pessoas conectadas.
Alcance massifico
Se você fizer uma campanha hoje em dia, não é necessário se preocupar com a “Praça” (4 P’s do marketing), pois ao contrário de uma campanha que inclui, por exemplo, outdoors, a localização geográfica não interfere no seu investimento já que não existem distâncias a serem percorridas e nem limites geográficos no mundo virtual.
Métricas
Talvez uma das melhores vantagens de se fazer marketing digital seja as métricas.
Na internet tudo pode ser mensurado: visitas, desempenho de campanhas, cliques, visualizações, etc. Todos esses dados gerados são de extrema importância para que a equipe de marketing crie campanhas mais eficientes e ações mais fundamentadas.
Interação
Uma das grandes vantagens de utilizar o marketing na internet, é que ele deixa de ser unilateral, abrindo várias possibilidades e criando uma interação mais próxima e aprofundada com seu público.
A grande vantagem desse relacionamento aproximado é que além de você conseguir atrair mais a atenção do seu público, toda vez que ele interage com seu conteúdo e ações de marketing, ele gera informações e dados que podem ajudar sua empresa a entender seu público alvo e criar ações cada vez mais assertivas.
Segmentação