Empresas de todos os portes têm visto no marketing digital uma grande oportunidade para desempenhar uma campanha qualificada na internet e produzir resultados reais para seus negócios. E esse é justamente o objetivo da 2CK: ajudar no crescimento da sua marca e receita.
Trabalhar com marketing digital não é algo complicado, mas requer bastante atenção e uma boa arquitetura da sua campanha.
O que você quer com sua estratégia? Esse é o primeiro passo para você iniciar suas atividades com marketing digital.
- Objetivos
– Gerar mais tráfego qualificado?
– Gerar leads?
– Aumentar suas vendas?
– Manter a sua marca na mente dos clientes?
– Melhorar a sua presença nas redes sociais?
Seus objetivos com as campanhas de marketing digital devem ser a primeira definição para sua estratégia.
- Crie personas
As personas são figuras chave para a sua comunicação com o cliente. Elas são personagens semificcionais baseadas em dados coletados por sua equipe de marketing que irão fornecer as informações necessárias para a qualificação dos leads coletados.
Você precisa saber com quem está falando antes de procurar estabelecer qualquer contato. Precisa ter noções sobre questões demográficas, socioeconômicas, os pontos fracos e objetivos dessas pessoas para poder pensar no conteúdo a ser produzido para elas.
- Produza conteúdo interessante
A qualidade e regularidade do seu conteúdo irá gerar autoridade para que o seu negócio possa ter uma boa visibilidade nas ferramentas de busca e também junto aos clientes. Se a sua equipe produzir um bom material – que seja relevante para o seu público-alvo – as chances de conversão são muito grandes.
São várias as maneiras de entregar um conteúdo interessante. Blogs, vídeos, webinars, infográficos e eBooks estão entre os formatos mais populares, mas o que vai definir qual utilizar é o público que você pretende alcançar. Se você avaliar que a sua audiência não tem paciência para a leitura de um eBook, invista em um vídeo ou webinar. Problema resolvido.
O mais importante nesta etapa é procurar aliar o conteúdo ao contexto, ou seja, entregar o conteúdo certo no momento certo.
- Use e abuse das mídias sociais
Você já possui um conteúdo bom e relevante, porém, não está gerando o tráfego desejado. Já pensou que isso pode ser culpa da falta de um trabalho nas mídias sociais?
Você já viu se há uma periodicidade constante nas publicações voltadas à divulgação das suas publicações? Os comentários, ainda que bastante negativos, são respondidos da maneira adequada? Exercitar essas pequenas tarefas são fundamentais para que os usuários tenham uma boa impressão da sua marca.
Cada uma das redes sociais – Facebook, Twitter, Instagram – merece uma atenção especial, isso porque elas são direcionadas a audiências diferentes. Sua equipe de social media precisa ter isso bem claro na hora de produzir o conteúdo a ser publicado.
Falando em conteúdo… É importante uma boa análise do que foi produzido e de qual foi o resultado dessas publicações para que você saiba onde deve permanecer investindo – tanto em tempo da sua equipe quanto em verba – e o que deve ser alterado, pausado ou até mesmo abortado da sua estratégia.
- Invista em mobile
Conforme o relatório Digital, Social e Mobile de 2015 da agência de marketing social We Are Social, que mostra as estatísticas completas de uso de internet em 2014, somos 204 milhões de indivíduos no país e destes, 54% são usuários ativos de internet. Mas o nosso forte mesmo é o mobile: tem mais celular que gente no Brasil.
No último ano, o número de page views via dispositivos móveis cresceu incríveis 109%, enquanto os acessos via desktops caiu 12%.
O marketing digital – e o Inbound Marketing principalmente – já provou ser uma excelente alternativa para divulgação e manutenção do seu negócio. Com pouco investimento é possível alcançar números bastante significativos, basta que você estruture suas campanhas antes e aplique o mais rápido possível.