Planejar a estratégia de atuação na internet correta para o seu negócio é a chave do sucesso para esses novos tempos. Por sinal tempos que parecem correr em um ritmo frenético.
A maioria dos empresários, principalmente os médios e pequenos acham que o tempo e os recursos gastos com o planejamento são custo para a empresa e não investimento.
Não existe mais dúvida que sua empresa deve estar na internet. Isso já está claro. O problema está em saber o seguinte:
- Como sua empresa deve atuar na internet;
- Quais as ferramentas ele deve usar;
- Quais resultados serão alcançados;
- Qual o tempo necessário para alcança-los.
Nós recebemos diversos clientes aqui na empresa e quando perguntamos para eles quais os objetivos que eles esperam alcançar após a criação do site, loja ou blog, a grande maioria das respostas são aumentar as vendas e obter novos clientes.
Porém quando perguntamos quantos por cento das vendas ele pretende aumentar ou quantos novos clientes ele deseja conseguir, as respostas começam a ralear.
Ao perguntamos em quanto tempo ele espera que isso ocorra é quase unânime o silêncio.
Na verdade o que falta é o entendimento da estratégia de atuação na internet.
Mas afinal o que é estratégia?
Estratégia é uma das áreas mais comentadas e propagadas na administração moderna, porém poucos entendem o conceito e, consequentemente, não conseguem aplicar corretamente em seus negócios.
A definição de estratégia feita por Henry Mintzberg é que se trata da forma de pensar no futuro, integrada no processo decisório, com base em um procedimento formalizado e articulador de resultados.
Vamos entender por partes esse conceito.
Pensar no futuro – não é “achismo” nem futurologia e sim planejamento.
Integrada no processo decisório – significa que deve ser pensada, executada e gerenciada pelo escalão com poder de decisão, não importa se é uma microempresa ou uma multinacional.
Procedimento formalizado – deve estar dentro de uma metodologia ou pelo menos de um processo bem definido e claro, onde todos entendam o quê, quem, como, onde, quando e porquê.
Articulador de resultados – seu objetivo final deve ser medido e valorado, preferencialmente com resultado positivo (lucro).
Em se tratando de estratégia para internet ou ambiente digital você deve ter sempre como premissa a velocidade da evolução tecnológica e a constante entrada no mercado novos players. Você se lembra do Orkut, do ICQ e do MSN?
O mercado irá mudar. Isso é fato. Com a internet essas mudanças serão cada vez mais agressivas e em ciclos cada vez mais rápidos.
O que você deve fazer é planejar os próximos passos para sua empresa de maneira clara, objetiva e alcançável, levando em consideração todas essas variáveis citadas acima.
Quanto mais você planejar antes de fazer algo, menos irá gastar como remendos.
O Plano estratégico para a internet deve conter:
- Análise da situação da empresa e possibilidade de criar uma vantagem competitiva em relação ao mercado e aos concorrentes através da internet;
- Identificação dos assuntos mais importantes para a criação do conteúdo relevante para seus clientes;
- Entender a metodologia que irá orientar a estruturação da estratégia; (8Ps do Marketing Digital)
- Analisar a viabilidade antes da implementação, de forma a validar as suas características.
É claro que esse planejamento será proporcional ao tamanho de sua empresa e consequentemente ao valor investido e ao retorno esperado (ROI).
O que não é aceitável é sua empresa entrar na internet sem saber porquê e para quê. Ainda pior é você ficar parado esperando o seu concorrente fazer e depois correr atrás dele.
Depois do planejamento elaborado e aprovado é que devemos pensar nas ferramentas que iram sustentar a estratégia. A maioria faz o contrário. Primeiro constrói o site depois pensa no que fazer com ele.
Muitas empresas vão encontrar como resposta do planejamento estratégico da internet que precisam de um site, outras precisam de um blog, algumas de uma loja virtual e algumas outras de todas.
Além dessa temos redes sociais, SEO, email marketing, links patrocinados e outros.
Mas lembre-se que são apenas ferramentas e sozinhas eles não resolvem nada, precisam ser usadas para dar resultados e precisam estar dentro de um planejamento com:
- Objetivos claros e definidos;
- Recursos humanos e materiais assegurados;
- Ferramentas funcionais e precisas e
- Prazo coerente para alcançar os objetivos.
Aqui é importante lembrar-se do planejamento de Marketing Digital, que deve estar alinhado a sua estratégia de atuação na internet.
Agora que você entendeu o que precisa ser feito, mão a obra!