Digamos que você criou o site voltado para o seu negócio e começou a divulgá-lo na internet de diversas formas para atrair seu público e gerar vendas, afinal esse é o seu objetivo de vida! Porém, um belo dia você resolve, por curiosidade, procurar pelo seu site ou assuntos relacionados a ele em algum mecanismo de busca (Google, por exemplo) para saber quão relevante ele é e percebeu que ele não estava bem posicionado, ou seja, não aparecia nas primeiras posições da busca. Para falar a verdade, nem encontrar o seu site nos resultados da busca lá você conseguiu. Você ficou triste, obviamente e ficou se perguntando porque isso acontecia. É, meu amigo, seu site não está otimizado.
- TENHA UM SITE BONITO E RESPONSIVO
- CRIE CONTEÚDOS QUE SEU PÚBLICO AMA
- INSIRA PLAVRAS-CHAVE NO TÍTULO
- INSIRA IMAGENS INTERESSANTES E OTIMIZE-AS
- INVISTA EM SEO
Um site otimizado é aquele que obedece às normas do Google para se tornar mais relevante. Se seu site não está com a “cara” que o Google quer, dificilmente ele vai ser bem posicionado, dificultando as pessoas de te encontrarem ao digitar o nome do seu site na barra de busca. Conclusão: você não vai ter visibilidade e nem visitantes, que por sua vez não se tornarão clientes. Resumindo: você não vai vender! Simples assim.
Algumas práticas são imprescindíveis para que você tenha um bom resultado e esteja, de preferência, posicionado na primeira página do Google e de outros buscadores. Costumamos nos referir ao Google por ele ser o motor de busca mais popular existente, porém existem muitos outros buscadores disponíveis que também priorizam sites otimizados ocupando primeiras posições.
TENHA UM SITE BONITO E RESPONSIVO
Tente sempre unir essas duas características que são muito importantes para que você não cometa erros no seu site tanto no seu aspecto visual quanto na performance. Informações fora do lugar, poluição de imagens e má qualidade das mesmas farão com que seus visitantes não fiquem muito tempo por lá. Além disso, é crucial ter um site responsivo para que ele possa ser acessado por qualquer dispositivo. Se seu visitante quiser acessá-lo através do smartphone, é bom que ele esteja bem adaptado. O mesmo vale para tablets, pc, entre outros formatos. Sites que não são responsivos são mau vistos pelo Google, e dessa forma sua visibilidade e relevância será drasticamente diminuída.
CRIE CONTEÚDOS QUE SEU PÚBLICO AMA
Criar conteúdos adequados e que realmente interessem seu público ideal fará com que ele seja muito mais acessado. Dessa forma, é importante sempre checar se seus conteúdos estão bem escritos, se o título corresponde ao restante do conteúdo, se ele não possui erros de ortografia e, principalmente, se ele não é somente uma mera cópia de outros conteúdos. É bom ficar claro que você pode e deve se basear em outros conteúdos já publicados, mas saiba que plágio é crime. Por isso, tente fazer uma nova abordagem, seja mais criativo, e se for se referir a algum conteúdo já criado, dê os devidos créditos. Essas práticas certamente aumentarão sua reputação.
Lembre-se: um bom conteúdo é facilmente compartilhado pelo seu público.
INSIRA PLAVRAS-CHAVE NO TÍTULO
Inserir palavras-chave que tem a ver com o seu negócio fazem toda a diferença para o Google, influenciando e muito no seu ranqueamento pelo motor de busca. Uma boa dica é usar a mesma palavra-chave por, pelo menos, três vezes em seu texto para que o Google consiga identificá-lo da melhor maneira possível. Mas fique ligado, o excesso de palavras-chave faz com que seu texto fique poluído, piorando a situação ao invés de melhorar. O bom senso, nesse caso, prevalece.
E, por último, o simples ato de você colocar uma palavra-chave em negrito também é totalmente bem visto pelo Google.
INSIRA IMAGENS INTERESSANTES E OTIMIZE-AS
Além do seu conteúdo ser interessante, você precisa de imagens interessantes! Busque as melhores imagens que conseguem ilustrar sobre o que você está falando. Na internet há milhares de sites que disponibilizam imagens gratuitas para que você possa utilizá-las livremente. Caso você tenha alguém na sua equipe responsável por essa parte, crie imagens. Desse jeito, você consegue se destacar oferecendo algo novo para seu público.
Uma dica interessante é usar palavras-chave para descrever a sua imagem também. Você consegue fazer isso utilizando o atributo ALT (texto alternativo), inserindo informações precisas, além da palavra-chave principal que identifica o texto. Certamente irá melhorar a sua reputação!
Além do ALT, há o atributo Title para imagens, que serve para complementar a informação do título da imagem, aparecendo logo abaixo do cursor que posicionamos em cima da foto. Ele torna a descrição mais completa ao “ler” a imagem, deixando seu site mais rico de informações.
INVISTA EM SEO
Se você não deseja ficar atrás dos seus concorrentes e nas últimas páginas de resultados do Google, você deve investir em SEO para melhorar seu ranqueamento com busca orgânica. Todas as informações faladas acima correspondem a estratégias de SEO (Search Engine Optimization), além das outras formas citadas para deixar seu site mais relevante.
Uma grande vantagem da utilização de SEO para seu negócio é que ele não exige custos, pois não envolve a veiculação de anúncios. Algumas dicas de SEO são bem fáceis de serem aplicadas, como você deve ter percebido. Entretanto, algumas outras exigem a necessidade de contratar especialistas no assunto para que você consiga aplicar essa estratégia de maneira bem feita.
O que você deve ter em mente é que você precisa de todos esses recursos de otimização para ser bem posicionado e gerar resultados positivos.