O desempenho de uma marca através desta forma de anúncio do Facebook é conquistado porque são definidos previamente o público, a localização, dados demográficos, gênero, idade, além de determinados interesses que variam de acordo com cada ação, ou seja, com o que a empresa espera conquistar através dela. Saber direcioná-las é fundamental para toda empresa preocupada em falar com quem realmente deve ser atingido e que não pretende perder muito tempo com quem não tem afinidade com o seu segmento.
As campanhas no facebook geralmente seguem uma linha hierárquica: campanha > conjunto de anúncios > anúncio.
- Campanha
- Conjunto de anúncios
- Anúncio
- Crie anúncios atrativos
Campanha: É aqui que você define o objetivo que quer atingir.
Se você quer aumentar as vendas na sua e-commerce (loja online), o facebook otimizará seus anúncios para gerar mais conversão em seu site.
Objetivos que você pode escolher:
- Impulsionar suas publicações em sua fanpage;
- Promover sua fanpage;
- Enviar pessoas para seu site;
- Aumentar conversões em seu site;
- Obter instalações de seu aplicativo;
- Aumentar o envolvimento em seu aplicativo;
- Alcançar pessoas mais próximas do seu negócio;
- Aumentar a participação em seu evento;
- Promover descontos e ofertas;
- Obter visualizações de vídeo.
Conjunto de anúncios: Depois de definir o objetivo da campanha, você chegará nesta etapa. Nesse momento, você definirá como será veiculado os seus anúncios, ou seja, irá determinar o seu target escolhendo a sua localização, gênero, idade e ainda poderá definir outras segmentações. Além disso, aqui você irá estipular o orçamento e também o posicionamento dos anúncios.
Os posicionamentos de anúncios válidos no Facebook são:
- Feed de notícias do desktop;
- Feed de notícias móvel;
- Coluna da direita no desktop;
- Instagram (novidade)
Lembrando que é possível escolher mais de um conjunto de anúncio por campanha.
Anúncio: Nesta etapa você irá criar os anúncios, que é o que seu público verá de fato. Aqui você poderá incluir uma ou diversas imagens, além da opção de vídeo. Você poderá também complementar o anúncio com textos curtos.
Crie anúncios atrativos
Quem está no facebook, em sua grande maioria, faz parte da rede social com o intuito de interagir com seus amigos e familiares, por isso, ver um anúncio não é o que elas exatamente esperam.
Então, lembre-se de não ser invasivo. Tome cuidado com a mensagem que deseja passar e isso vale tanto para o texto, quanto para a imagem utilizada.
Textos curtos e sucintos que possuem uma clara chamada para a ação tendem a converter mais. Assim como mencionar o preço, caso o foco seja a venda de um produto e utilizar imagens de pessoas, se for uma venda de serviço. Mas em todas as situações evite letras garrafais, promoções agressivas e desesperadas.
Veja alguns exemplos de anúncios que podem funcionar bem:
- Starbucks
- Arteminas
- Shutterfly
Aproveite que o comércio eletrônico é um dos poucos segmentos em crescimento na economia e coloque em prática todas essas dicas para melhorar ainda mais os resultados do seu negócio! Baixe nosso eBook para ter acesso a conteúdos completos que irá ajudar no crescimento do seu negócio.