Por que algumas empresas, apesar de fazerem um bom investimento na criação de conteúdos relevantes, redes sociais, veiculação de campanhas em mídias pagas e de e-mail marketing acabam fracassando e não trazem os resultados esperados? Provavelmente, o erro pode estar associado na falta de definição de persona. Nesse caso, é importante entender como criar uma persona eficaz para iniciar uma estratégia digital que dê resultados.
- Entreviste as pessoas ou procure informações a respeito
- Faça as perguntas certas
- Organize as informações e salve sua persona
- Evite achismos quando for criar uma persona
Definir e documentar informações completas sobre o público-alvo é uma ótima forma de otimizar suas estratégias de marketing e garantir bons resultados de forma assertiva. Porém, antes de você avançar, é importante saber exatamente o que são personas e porque elas são essenciais na sua estratégia digital. Feito isso, você está pronto para começar a criar suas personas e potencializar suas estratégias!
Entreviste as pessoas ou procure informações a respeito
Uma ótima e recomendável forma de você conseguir todas as informações que precisa é por meio das entrevistas. Dê preferência para entrevistas presenciais, mas isso não for possível, não se preocupe, há outras formas eficientes de desenvolvê-las: você pode ligar para as pessoas, enviar e-mails com um questionário pré-definido e também utilizar Skype ou Google Hangout para conversas online. Nas redes sociais você pode também encontrar facilmente informações ricas que te ajudam a criar personas incríveis.
Faça as perguntas certas
Desenvolver e documentar personas é uma tarefa que exige bastante dedicação, e apesar de ser cansativo, vai fazer toda a diferença para a sua empresa alcançar bons resultados. Para colher essas informações, você deve ter uma série de perguntas estratégicas a serem feitas para seus clientes e não clientes afim de definir o perfil ideal de persona. Fique atento para o nível das perguntas, que devem ser bem específicas e detalhadas para você traçar aquele perfil ideal sem perder nenhuma informação importante. A seguir, listamos as principais perguntas que devem ser feitas:
- Idade
- Cargo
- Gênero
- Formação
- Localidade
- Hábitos pessoais e profissionais
- Quais são os tipos de conteúdos e sites que acompanha
- Quais são os objetivos e obstáculos enfrentados
- Quais são as objeções relacionadas ao produto ou serviço que você oferece
Se você sentir mais necessidade, pode listar perguntas bem mais específicas para você conseguir criar uma persona mais completa. E não se limite a um número específico de entrevistas, faça quantas forem necessárias. Quanto mais entrevistas, maiores informações importantes para você cruzar.
Organize as informações e salve sua persona
Depois de todas as informações coletadas, é hora de “humanizar” sua persona, isto é, definir características para criar um verdadeiro personagem que transmita tudo o que foi levantado com as informações obtidas. Você pode escolher um nome, uma idade específica e um cargo especifico. Pode descrever melhor os seus comportamentos, seus objetivos, suas dúvidas e objeções. E não se esqueça de escolher uma imagem ou avatar que represente esse personagem: use sua criatividade!
Após ter feito tudo o que foi dito anteriormente, salve essa descrição em algum formato de arquivo e distribua para sua equipe. Uma ótima dica é imprimir e distribuir para os setores da empresa que achar necessários. Não tem como os funcionários se esquecerem da imagem da persona que você definiu!
Evite achismos quando for criar uma persona
Se você quer ganhar bons resultados com sua estratégia digital, a ideia é sempre
se basear com dados concretos para que você evite erros ao máximo. Tente fazer um esforço e se dedique na elaboração de perguntas e na realização de entrevistas, presenciais ou online, desde que você coloque isso como prioridade para iniciar suas estratégias.
Caso contrário, você poderá se deparar com resultados catastróficos e a repercussão não será nada boa. E que vantagem há nisso?
E lembre-se sempre que a persona deve te acompanhar, seja em qual caminho você for seguir, para que você nunca perca o foco. Tenha em mente que a criação de persona é um processo fundamental e que definirá toda a sua estratégia de Inbound Marketing. Aos poucos você verá o valioso retorno que esse processo está dando, e você poderá futuramente otimizar para melhorar e se destacar cada vez mais atuando no seu segmento de mercado.
Desejo a você uma boa pesquisa e sucesso com as suas estratégias!