Por algum tempo as pessoas achavam que bastava criar um site e os clientes viriam. Simples assim. Você já descobriu que isso passa muito longe de ser verdade. Sem um ótimo trabalho de atração de tráfego o site só será acessado por você e pelo desenvolvedor.
Como criar um site de sucesso é uma pergunta recorrente feita por nossos clientes.
Mas o que é um bom site e o que tenho de priorizar na hora da criação?
Como regra, um bom site é aquele que as pessoas acessam, gostam, compartilham e voltam. Tudo gira ao redor de um ótimo conteúdo, esse é o segredo. As pessoas se fixam no conteúdo, é isso que garante o sucesso de um site. Sem conteúdo o site não se sustenta.
Eu não estou falando para esquecer-se da organização da informação, da facilidade de navegação, de um ótimo layout e das promoções de atração de tráfego. Tudo isso é muito importante, mas sem conteúdo de alta qualidade não existe sustentação e perenidade para o site.
Entenda que conteúdo não é somente texto. O texto é a forma mais comum de conteúdo, mas hoje já é possível criar conteúdo de vídeo e áudio (podcast), planilhas, apresentações em Power Point e PDF de grande qualidade com um baixo custo.
Normalmente um site com conteúdo de sucesso se enquadra em uma ou mais dessas categorias de conteúdo:
- O site é engraçado e faz os visitantes rirem;
- O site oferece um serviço de utilidade gratuito;
- O site é uma revista ou um jornal on-line;
- O site oferece opiniões como um blog;
- O site oferece informações práticas;
- O site vende um determinado produto ou serviço;
- O site atende uma comunidade de pessoas (nicho) e/ou oferece uma ferramenta para elas.
Qual será o segmente do conteúdo que você vai escolher depende do seu público-alvo.
Para a criação do conteúdo de um site, é essencial pensar no público que você quer atingir. É necessário que o conteúdo seja criado para esse público. Antes de criar o conteúdo, você deve definir o público-alvo muito claramente. Esse é um outro ponto muito importante na questão de como criar um site de sucesso.
Definir o seu público-alvo é essencial e deve ser feito com muito cuidado e dedicação. Comece separando por faixa etária, classe social e renda. Depois tente organizar esses grupos e aplique a A Lei de Pareto (também conhecido como princípio 80-20) que afirma que para muitos fenômenos, 80% das consequências advêm de 20% das causas. Por exemplo: Uma livraria não pode ter todos os títulos do mercado, portanto ela aplica a regra de Pareto e foca em 20% dos títulos que geram 80% da receita. Estudos mostram que 20% dos clientes respondem por mais de 80% dos lucros de qualquer negócio. Você deve definir esses 20% como o seu público-alvo.
Entenda que nós não estamos excluindo os 80% restante. O que estamos fazendo e criando foco. É claro que muitas pessoas além dos seus 20% escolhidas irão acessar, gostar e comprar de você. Porém na comunicação é essencial ter em mente a Persona para a qual estamos falando. É como se você estivesse imaginando uma pessoa real que estará lendo o seu texto, vendo o seu vídeo ou escutando o seu podcast. Isso é feito para facilitar a escrita e manter uma coerência na comunicação.
Agora vamos pensar na quantidade ideal de conteúdo que o site deve ter. Claro que depende da categoria que você vai trabalhar. Um jornal terá muito mais conteúdo que um site de serviços. A quantidade é muito relativa. O segredo e ter conteúdo novo sempre. Pode ser de hora em hora para um jornal, semanal para um blog ou mensal para um site de informações práticas.
O importante é que o conteúdo seja escrito de maneira clara, objetivo e que gere valor para que esteja lendo. O conteúdo deve ser útil a ponto de o cliente gostar e divulgar para os seus amigos. Esse é o grande segredo, criar um conteúdo que supere as expectativas do seu cliente e o motive a curtir e compartilhar, seja nas redes sociais, via email ou em uma conversa no salão de beleza ou no bar.
Como exemplo pense em uma empresa que instala alarmes, portões eletrônicos, circuito fechado de TV e cercas eletrônicas.
O seu site deve ter uma página para cada produto ou grupo de produto. Você deve explicar o produto e serviço em detalhes mesmo que você não faça venda dos produtos on-line, o seu cliente merece uma página explicando porque ele deve comprar esse produto de você. Aqui nós estamos trabalhando com a razão do seu cliente, a explicação técnica e fria sobre o seu produto ou serviço. Isso é muito importante, mas ainda não gera venda.
O essencial é que você trabalhe com a emoção do seu cliente. Esse sentimento sim gera a venda. Crie algumas páginas mostrando para ele a tranquilidade de uma família que instalou uma cerca elétrica, o sossego de um empresário que colocou um interfone com TV no seu escritório ou mesmo uma casa que instalou todas as opções. Você deve tangibilizar o seu produto e serviço para o seu cliente, deve tornar acessível a ele. Mostre para ele o quanto ele vai GANHAR comprando a sua solução.
Lembre-se que o seu cliente não quer o que você vende. Ele que o resultado do que você vende. Ele quer segurança e tranquilidade em casa e no escritório e não uma cerca e um interfone.
É simples. Ninguém quer comprar comida no restaurante. As pessoas querem acabar com a fome. Se puder ser com estilo e charme, melhor ainda.
O seu produto ou serviço está entre o que o seu cliente tem e o que ele deseja. O alarme está entre o medo de ser assaltado e a sensação de segurança para a família.
Eu não quero pagar um seguro de carro, mas eu quero ter a certeza que se eu me acidentar, vou ter uma proteção. Eu pago pela proteção, pelo socorro, pela diminuição do prejuízo.
Então você deve criar várias páginas além da página do produto e serviço. Você deve criar situações que diminuam o medo da compra em seu cliente, mostrando para ele as vantagens e os benefícios do que você vende.
Agora que você começou a entender como criar um site de sucesso não fique parado. Mãos a obra.
Gostou? Então compartilhe com seus amigos.