Sabemos que um bom Layout é desejado por todas as empresas, mas não são todas que sabem por onde garanti-lo. Então, para certificar que seu Layout será perfeito, confira as 8 etapas essenciais.
- Do papel para as telas
O primeiro passo para dar partida a uma construção de um bom layout é a realização de um briefing de qualidade. O briefing se dá a um conjunto de informações e coleta de dados que auxiliarão na captura de quais são as intenções e desejos do cliente. Outro ponto importante para ser analisado nessa etapa será as necessidades do usuário final. Depois de definidos quais serão as finalidades do site, e qual será o público-alvo a ser atingido, é hora de desenvolver os conteúdos. Lembre-se que um site eficaz é importante manter a aproximação entre o cliente e a criação da agência durante o processo de levantamento de informações para que o resultado final seja ainda mais assertivo.
- Abuse de rascunhos e wireframes
Antes de dar início ao desenvolvimento do site de fato, é importante que façam rascunhos e wireframes. Os rascunhos muitas vezes podem ser feitos a mão ou em ferramentas básicas do computador, como Bloco de Notas e Word. Já o Wireframe, que é o esboço do site, um esqueleto que representará como o site irá ficar depois de finalizado tem algumas ferramentas online para serem feitos, como o MocFlow. Isso garantirá que o projeto seja remodelado e modificado até garantir a satisfação total pelo cliente e, depois, facilitará que a equipe responsável pela confecção do site não apresentem grandes problemas durante o projeto.
Dica: busque uma estrutura visual definida para o usuário consiga se situar e navegar de forma intuitiva.
- Faça pesquisas de referência
Ainda que não seja certo “copiar” ou “imitar” algum layout concorrente, é de suma importância a análise de páginas e sites que possuem o mesmo segmento para ter como base e determinar o que deve é tendência e deve apresentar de maneira semelhante ou as estratégias que não são eficientes e que devem apresentar de maneira diferente em seu site. As referências te permitirão a analisar o que as interfaces têm em comum, e determinar em que ponto garantir que o site, depois de finalizado, apresente diferencial e sobressaia quando comparado aos demais.
- De olho no usuário
Um dos principais pontos que farão com que o seu site seja de sucesso ou fracassado é a análise do público-alvo desde o princípio do projeto. Não adianta pensar em uma estrutura que seja aparentemente bonita e funcional, mas que não atendam as necessidades e desejos do público em que se deseja atingir. Então, antes de pensar em um site, é importante conhecer seu público-alvo e ter menores índices (ou nulos) de erros. É preciso conhecer as expectativas, frustrações, necessidades e as principais tarefas que os usuários precisam realizar no contexto a ser explorado e desenvolver o layout e conteúdo do site seguindo a risca tais considerações.
Dicas infalíveis:
- Pesquise seu usuário: experimente traçar um perfil do público do projeto. Isso pode ser feito de diferentes formas, seja por meio de pesquisas, formulários e enquetes, além de uma boa busca por produtos ou serviços similares que já existem para entender o que funciona ou não para o usuário desse segmento.
- Otimize seu site para o seu público-alvo: é preciso otimizar o uso da página para seus objetivos. Se o projeto envolve um site de e-coomerce, por exemplo, e a intenção é fazer com que os usuários consigam efetuar a compra sem dificuldades, estude qual é a melhor forma de navegação que te permitirá dar fácil acesso com usabilidade simples e fácil aos usuários.
- Vá além dos códigos: Muito mais do que cores e tipografia, lembre-se de levar em conta as questões técnicas, como quais navegadores são mais utilizados pelos usuários do site. Não adianta investir em um site que não se é adaptável a diferentes navegadores, como por exemplo Google Chrome, Mozilla Firefox, Internet Explorer, Safari e outros.
- Leve as plataformas em conta: mais do que funcionar bem na maior parte dos navegadores, um site precisa rodar bem no maior número possível de dispositivos, como em smarthpones e tablets, pois atualmente o volume de acessos em aparelhos como esses consegue superar, inclusive, o número de acessos em computadores e notebooks.
- Faça testes com usuários reais: antes de definir o layout e conteúdo final, lembre-se de consultar alguns usuários reais. O ideal seria observar uma amostra de público do projeto em questão utilizando interfaces do mesmo segmento, assim você terá bom embasamento sobre o que é bem aceitável e as estratégias que não dão tão certo assim.
- Tecnologias atuais
Sempre que for pensar em um site, opte na utilização de tecnologias e linguagens modernas e atuais. Isso te garantirá maior compatibilidade com os navegadores, que, em contrapartida, também são constantemente atualizados. Outro fator importante em utilizar recursos modernos é que estes te ajudarão a garantir uma acessibilidade em mobile compatível e sem distorções.
- Interatividade
A interatividade, bem como o layout, são elementos inseparáveis e indispensáveis em um site. A interação direta e eficaz com o usuário, sem dúvida, é uma das características mais sedutoras e pertinentes de um site no geral. Para a garantia de uma boa iteratividade, procure utilizar elementos que envolvam o usuário na navegação, bem como um layout atrativo, que farão com que os visitantes permaneçam em seu site por mais tempo.
Para garantir boa interatividade, aliado a um bom layout, é importante seguir dois passos. São eles:
- Monte seu site sem efeitos, apenas com o essencial. O layout objetivo e clean é o ideal.
- Analise onde podem ser aplicados efeitos diferenciados, e, ainda, certifique-se que os efeitos irão melhoras a experiência do usuário ou se servirão apenas de enfeites. Caso seja apenas efeites, descarte-os, pois isso poderá carregar o seu site e prejudicar a usabilidade dos usuários.
- Layouts para telas pequenas
Ainda que criar visuais para sites que serão acessados a partir de plataformas móveis exigem maiores cuidados e cautela, é de suma importância ter esse cuidado na hora da confecção de seu site, pois atualmente a navegação por meio de smatphones e tablets está crescendo e muita das vezes atingindo números maiores do que as buscas por computadores e notebooks.
Para garantir que seu site tenha boa visibilidade e usabilidade em mobile, confira nossas dicas:
- Projete para o touch: na hora do desenvolvimento do seu site, é importante levar em conta a precisão do toque dos dedos na tela através dos dispositivos móveis, por isso, tente sempre optar por um layout favorável à navegação touch que seja dinâmica e precisa.
- Desconsidere as sobras: no ambiente mobile o usuário preza pela navegação rápida e precisa. Para isso, é essencial pensar em um site com a navegação facilitada através da redução de conteúdo e funções que são dispensáveis em um site.
- Preze pela navegação rica: Ainda que as telas de smartphones e tablets sejam pequenas, é possível surpreender os usuários através da navegação rica. Isso te dará um diferencial, já que grande parte das experiências em mobile é simples e desinteressante.
- Como Fazer
Agora vocês já sabem os principais macetes e técnicas para a construção de um bom site. Mas… Como colocar tudo isso em prática? Quais são as ferramentas a serem utilizadas? Como certificar que está tudo nos conformes? A verdade é que para ter a garantia que o site estará realmente bom, suprindo todas as expectativas, usual e direcionado ao público que deseja atingir, a contratação de uma equipe de Marketing Digital que esteja apta e qualificada para melhor lhe atender é essencial. Afinal, essas dicas são como uma receita de bolo. Apresentamos o passo a passo, mas, certamente, somente as pessoas que tem a prática na cozinha conseguem obter um bom resultado.